Por que implantar um sistema de irrigação em lavouras?

Simples, porque ela aumenta a produtividade e a qualidade do que é produzido na lavoura e, com isso, o produtor alcança maior rentabilidade, além de competitividade no mercado

Por que implantar um sistema de irrigação em lavouras?   Artigos Cursos UOV

 

Por que implantar um sistema de irrigação em lavouras? Simples, porque ela aumenta a produtividade e a qualidade do que é produzido na lavoura e, com isso, o produtor alcança maior rentabilidade, além de competitividade no mercado.

A água é vital para o desenvolvimento das plantas e a forma de garantir que ela chegue às culturas é por meio da irrigação. "Implantar um sistema de irrigação requer uma série de cuidados, com o objetivo de aumentar a produção qualitativa e quantitativamente", afirma José Dermeval Saraiva Lopes, Mestre em Engenharia Agrícola e Especialista em mecanização agrícola.

Independentemente da fonte de água que será utilizada, a irrigação cumprirá o importante papel de suprir, no solo, a demanda de água que será apresentada pelas plantas. Essa demanda surgirá em função dos processos fisiológicos e das condições atmosféricas locais como: radiação solar, vento, temperatura e umidade relativa.

Ao aumentar a quantidade e a qualidade dos produtos, graças à irrigação, o agricultor certamente aumentará o faturamento do negócio. Portanto, um bom sistema de irrigação é excelente ferramenta, para que o produtor alcance sempre os melhores resultados na lavoura.

Dentre as várias formas de irrigação, está a irrigação por aspersão convencional. Nesse sistema, os aspersores lançam ao ar um ou mais jatos de água que, por sua vez, caem sobre as plantas e solo em forma de gotas d'água, como uma chuva artificial. Existem vários tipos de aspersores, sendo os rotativos os mais utilizados em irrigação. Os aspersores rotativos ou giratórios são aqueles que, ao mesmo tempo em que lançam o jato d’água no ar, executam um giro em torno de sua haste de sustentação, podendo ser de giro completo (360°) ou parcial (setoriais).

Elaborar bons projetos de irrigação por aspersão é fundamental para quem almeja uma produção sustentável, com otimização dos recursos hídricos, redução de custos e maior lucratividade. Quando bem planejada, ela aumenta a produtividade e a qualidade do que é produzido na lavoura. Com isso, o produtor alcança maior rentabilidade, além de aumentar sua competitividade no mercado.

Quer saber mais sobre o assunto? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos Online da UOV.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você