No verão, é de suma importância que o responsável pelo jardim mantenha as plantas seguras contra grandes tempestades
O verão chegou forte no Brasil com uma de suas principais características: as grandes chuvas. Da mesma forma que o sol em excesso queima as plantas de um jardim, muita água pode ser prejudicial e levar diversas espécies à morte.
Uma maneira de tentar conter os estragos que as tempestades de verão podem trazer às plantas é cobri-las no jardim. Isso pode ser feito com plástico transparente ou um tecido resistente, apoiado em quatro estacas. A “coberta” improvisada não deve ter altura muito próxima à das plantas, já que é necessário manter um espaço para que elas consigam respirar.
Outra medida simples que pode ajudar muito nessa época do ano é utilizar apenas vasos de polietileno. Esses recipientes são mais leves, facilitando o transporte das plantas de um local para o outro. Dessa forma, se as chuvas estiverem fortes demais, o jardineiro pode recolher os vasos para uma região coberta e fresca.
"Esse tipo de vaso nem sempre apresenta boa qualidade estética, mas em compensação, custa menos e é mais leve, o que facilita o manuseio durante as práticas de manutenção", explica o especialista em paisagismo e professor do Curso de Jardins - Planejamento, Implantação e Manutenção Eduardo dos Santos da UOV, Eduardo dos Santos.
Vale lembrar que mesmo utilizando os vasos de plástico e estando atento para a saúde das plantas, o jardineiro deve se preocupar com outro aspecto importante: a água limpa que pode vir a se empoçar no jardim. Para evitar a dengue, muito comum nas estações quentes, os pratinhos das plantas devem ser preenchidos com areia para evitar o acúmulo de água. Outros objetos que possam guardar água de chuva devem ser retirados do jardim.
Por: Lorena Tolomelli
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77