Chuvas de verão: o que fazer para proteger as plantas?

Conheça algumas maneiras de evitar danos ao seu jardim com o excesso de água característico da estação

No verão, é de suma importância que o responsável pelo jardim mantenha as plantas seguras contra grandes tempestades

O verão chegou forte no Brasil com uma de suas principais características: as grandes chuvas. Da mesma forma que o sol em excesso queima as plantas de um jardim, muita água pode ser prejudicial e levar diversas espécies à morte.

Uma maneira de tentar conter os estragos que as tempestades de verão podem trazer às plantas é cobri-las no jardim. Isso pode ser feito com plástico transparente ou um tecido resistente, apoiado em quatro estacas. A “coberta” improvisada não deve ter altura muito próxima à das plantas, já que é necessário manter um espaço para que elas consigam respirar.

Outra medida simples que pode ajudar muito nessa época do ano é utilizar apenas vasos de polietileno. Esses recipientes são mais leves, facilitando o transporte das plantas de um local para o outro. Dessa forma, se as chuvas estiverem fortes demais, o jardineiro pode recolher os vasos para uma região coberta e fresca.

"Esse tipo de vaso nem sempre apresenta boa qualidade estética, mas em compensação, custa menos e é mais leve, o que facilita o manuseio durante as práticas de manutenção", explica o especialista em paisagismo e professor do Curso de Jardins - Planejamento, Implantação e Manutenção Eduardo dos Santos da UOV, Eduardo dos Santos.

Vale lembrar que mesmo utilizando os vasos de plástico e estando atento para a saúde das plantas, o jardineiro deve se preocupar com outro aspecto importante: a água limpa que pode vir a se empoçar no jardim. Para evitar a dengue, muito comum nas estações quentes, os pratinhos das plantas devem ser preenchidos com areia para evitar o acúmulo de água. Outros objetos que possam guardar água de chuva devem ser retirados do jardim.

 

Por: Lorena Tolomelli

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você