Como proteger as plantas no inverno

A proteção é importante, pois os danos sofridos no inverno vão de queimaduras nas folhas e perda de folhagem até inibição do crescimento e fenecimento das raízes

Cuidado com as plantas

Apesar de ser um país tropical, o Brasil apresenta, em alguns de seus estados, inverno relativamente rigoroso, com temperaturas bem baixas, especialmente para as plantas. Segundo o professor Wantuelfer Gonçalves, responsável técnico pelo Curso Online Como Produzir Mudas Arbóreas de Valor Comercial da Universidade Online de Viçosa, “as necessidades do paisagismo e a crescente demanda por arborização em ruas, parques e residências tornaram necessária uma maior diversificação das espécies nas regiões”. Isso quer dizer que, embora as espécies nativas da região, por estarem aclimatadas, não sintam tanto o efeito do frio, temos plantas nortistas, por exemplo, sendo cultivadas no sul do país e vice-versa.

Os danos sofridos no inverno vão de queimaduras nas folhas e perda de folhagem até inibição do crescimento e fenecimento das raízes. O frio causa no vegetal diminuição da elaboração da fotossíntese e estresse hídrico, o que é fatal nas espécies tropicais. Por isso é muito importante que colecionadores, produtores e viveiristas, tanto profissionais quanto amadores, saibam como proteger suas plantas. Veja abaixo algumas dicas.

 

Proteja o jardim da ação direta do vento

Um dos modos para se fazer isso é utilizando lonas. Construa em volta do lugar de cultivo painéis de madeiras ripadas e cubra-as com lona de estufas agrícolas. Uma opção mais barata e ecológica é fazer essas barreiras de garrafas pets no lugar de ripas. Desse modo, além de não precisar de lonas, você está reaproveitando material de descarte.

Caso você deseja fazer algo um pouco mais elaborado, invista na construção de estufas, as quais devem ser projetadas de modo que a entrada esteja para o norte. Lembre-se que não se deve usar sombrite, pois, como é tela, esse material não impede a ultrapassagem de vento.

Utilize o mulching

O mulching é uma técnica barata, que consiste em cobrir o solo com uma camada de folhas, cascas de árvores, aparas de gramas, entre outros, que ajuda a manter a temperatura do solo um pouco mais elevada, pois impede seu contato direto com as geadas e a neve ocasional.

 Há produtores que aplicam essa técnica cobrindo os canteiros com plástico, mas isso pode ser muito oneroso.

O mulching com cobertura vegetal ainda proporciona matéria orgânica ao solo, pois, passado o inverno, pode ser incorporado à terra.

Atenção a alguns tratos culturais

Em dias de previsão de geadas ou neve, evitar regar as plantas para que não se forme crostas de gelo sobre elas. Para que as espécies tenham mais resistência durante o inverno, promova adubação antes do início da estação.

Proteção de plantas em vaso

Em dias de temperaturas mais rigorosas, os vasos podem ser colocados dentro de casa, seja na garagem, varanda, ou um galpão existente, tomando o cuidado de oferecer mais água ao vegetal caso o ambiente esteja sob aquecimento artificial e não privá-la da luz do dia.

 

Quer obter mais conhecimentos acerca de Jardinagem? Adquira os Cursos da Universidade Online de Viçosa!

Curso Online Treinamento de Jardineiro

Curso Online Como Produzir Plantas Ornamentais

Curso Online Como Produzir Mudas Arbóreas de Valor Comercial

 

Fonte: Faz Fácil - fazfacil.com.br

Por Bruna Falcone Zazua

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você