As podas de formação são muito importantes para deixar as plantas mais fortes e estimular o brotamento
O fim de dezembro marca o começo do verão no hemisfério sul do planeta. Em 2011, a estação mais quente do ano se inicia no dia 22, trazendo todas as vantagens e desvantagens do sol e calor intensos. Da mesma forma que o verão exige cuidados especiais para as pessoas, os jardins também necessitam de alguns toques diferentes para continuar bonitos e viçosos.
Como o sol é muito forte nessa estação, as podas não são recomendadas, sobretudo porque a abundância de luz do verão propulsiona a fase de brotação natural das plantas. O único tipo de poda permitido é a de formação, sendo necessária para a retirada de galhos secos e potencialização do brotamento.
“Na poda de formação, o que se quer é estimular o desenvolvimento da planta e sua fortificação, tornando a copa mais compacta, menos estiolada e com maior quantidade de folhas“, explica o engenheiro florestal e especialista em jardinagem, Eduardo Santos.
O excesso de chuvas também é comum no verão, sendo necessária atenção redobrada para a qualidade do solo dos jardins. Quando as precipitações são muito fortes, formando enxurradas, por exemplo, a água acaba por lavar os nutrientes da terra, sendo interessante utilizar matéria orgânica curtida ou cobertura morta para reter os nutrientes.
Apesar disso, o tempo úmido e propenso às chuvas, as plantas sugam o adubo totalmente, sendo necessário o reforço na adubação. Oferecer estrume, húmus e fertilizante NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) é uma boa opção de manter altos os índices de nutrientes no solo.
“A adubação é extremamente importante principalmente porque, além da retirada dos nutrientes, feitas pelas plantas, também as chuvas e as regas contribuem para a erosão e o que torna o solo mais fraco e compromete a nutrição das plantas”, afirma Santos, que também é professor do curso online de Jardins – Planejamento, Implantação e Manutenção, da UOV.
Quanto às regas, a própria natureza define a quantidade necessária. Em caso de cidades chuvosas, a irrigação pode se dar em menor frequência. Já em locais mais secos, a rega deve ser feita preferencialmente pelas manhãs, para evitar que as plantas fiquem queimadas.
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77