Jardim japonês reúne beleza e harmonia típica do oriente

O uso de seixos, água e bambu caracteriza o estilo de jardim que é copiado no mundo todo

A água é um dos elementos mais marcantes nos jardins japonenes

O Japão é amplamente conhecido pelas tradições milenares e rica cultura que apresenta. O espírito oriental, caracterizado pela calma e reflexão, não está restrito às pessoas que moram por lá, atingindo também os ambientes fechados, campos abertos e jardins.

O estilo paisagístico conhecido como jardim japonês traz, além das características normais de um jardim, plantas combinadas de forma esteticamente agradável e harmônica. Isso porque os japoneses gostam que cada espécie de planta seja valorizada, e que os locais criados levem seus apreciadores à meditação.

Para proporcionar tal clima-ambiente, muitos elementos são indispensáveis nesse tipo de jardim. Os seixos são muitos utilizados, sendo colocados sempre em números ímpares, preservando a tradição japonesa. A água também é um recurso quase obrigatório no jardim japonês, formando fontes, pequenos lagos e cascatas.

“Em termos filosóficos, devemos considerar que a água serve de espelho, levando o homem a se enxergar e a refletir sobre si mesmo”, explica o especialista em jardinagem e paisagismo, Edson dos Santos.

Utilizando poucas espécies, os jardins japoneses são organizados de forma que cada planta ocupe lugar de destaque. Uma das espécies mais utilizada é o bambu, que pode servir como cerca viva ou ser disposto em forma de moitas. As lamparinas de pedra também são muito comuns nesse estilo, representando o espírito bom e iluminado que deve ter um jardim.

“Outra característica marcante é a presença de suaves ondulações no terreno, o qual é tradicionalmente revestido com grama japonesa ou esmeralda ou brita da cor amarela ou branca”, afirma Santos, que também é professor do curso online de Jardins – Planejamento, Implantação e Manutenção da UOV.

 

Por: Lorena Tolomelli

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você