O que fazer com o jardim durante o outono?

A chegada da nova estação pede cuidados com a poda e facilita a manutenção de cercas-vivas

Para realizar uma boa poda de limpeza é imprescindível que a tesoura esteja afiada, evitando danificar a planta

A queda das folhas das árvores é uma das mais populares ilustrações da chegada do outono. Na estação, as plantas escapam das grandes temperaturas do verão, se reabilitando para reduzirem as atividades durante o inverno. Mesmo assim, quem gosta e têm jardim em casa precisa tomar alguns cuidados nessa época do ano.

As podas, por exemplo, devem ser efetuadas com cautela. A do tipo corretiva não é indicada para o outono e pode comprometer as plantas. Como essas últimas estão se preparando para diminuir as atividades metabólicas, se o corte dos galhos for feito de maneira exagerada, a possibilidade de se obter problemas com a floração no inverno e início da primavera aumenta consideravelmente. A única variação apropriada é a poda de limpeza, com a retirada de galhos mortos e folhas amareladas, facilitando então a chegada do sol à estrutura da planta. É preciso também ter cuidado com os materiais utilizados. A tesoura de poda deve estar sempre afiada, para que os galhos não sofram danos ao serem cortados.

Uma boa atividade de jardinagem para o outono é avaliar a condição das plantas que precisam de suporte, como as cercas-vivas, por exemplo. Como elas perdem parte das folhas na estação, esse trabalho fica mais fácil, sendo possível avaliar melhor como anda o crescimento dos galhos e executar algum processo de correção, caso seja necessário.

E se o outono já chegou, sua típica representante também está em boa fase. A Schlumbergera, conhecida como flor-de-maio, pertence à família dos cactos e apresenta o caule formado por vários artículos (partes), que originarão novos exemplares no futuro. Suas flores são grandes e chamativas, podendo ser brancas, rosas, laranjas, e vermelhas. Os pássaros e beija-flores são fortemente atraídos por essa charmosa planta, além dos tantos amantes da natureza, que admiram a delicadeza e o colorido das flores típicas de maio.

Lembrete: Se você gosta de jardinagem ou quer trabalhar na área, matricule-se no curso Jardins – Planejamento, Implantação e Manutenção, da UOV - Universidade Online de Viçosa. No material disponibilizado estão todas as informações necessárias para seguir a atividade, abordando os diferentes grupos de plantas, as pragas e doenças mais comuns, as ferramentas e equipamentos necessários e muito mais. Aproveite a oportunidade e lucre com essa atividade próxima à natureza.

Por: Lorena Tolomelli

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você