Os jardins verticais tomaram conta das cidades e vieram para ficar!

Os jardins verticais são hoje uma realidade e vieram pra ficar. Podem ser largamente encontrados em varandas de apartamentos, em praças e jardins, em ambientes institucionais, entre outros

Os jardins verticais tomaram conta das cidades e vieram para ficar!  Artigos Cursos UOV

 

Os jardins verticais são hoje uma realidade mais que agradável e vieram pra ficar. Podem ser largamente encontrados em varandas de apartamentos, em áreas externas, como quintais, em sítios ou em fazendas e vêm ganhando cada vez mais destaque, seja por motivos estéticos, neste caso andando de mãos dadas com a construção civil, ou por motivos ambientais, visando uma melhor qualidade de vida para a população.

Saber combinar as plantas no jardim é uma arte e uma técnica que podem trazer enorme carga de satisfação. Não é à toa que empreendimentos envolvendo paisagismo e jardinagem, que atuam tanto planejando quando implantando jardins, estão cada vez mais presentes no mercado, devido a uma alta demanda por seus produtos e serviços.

. Qual a finalidade dos jardins verticais? Por que foram criados?


Os jardins verticais têm conquistado espaço, de forma crescente, no paisagismo brasileiro. Trata-se de uma modalidade de jardim criada para amenizar a falta de áreas verdes nos centros urbanos, particularmente em edifícios e apartamentos, com o objetivo de modificar a paisagem de locais com espaços horizontais pequenos.

. Onde os jardins verticais são mais aplicados?


As aplicações principais dos jardins verticais se dão, principalmente, nas paredes internas e em muros externos de ambientes variados. Destinam-se, na verdade, aos pequenos espaços tipicamente encontrados em edifícios, casas populares, quitinetes, apartamentos, ambientes públicos e empresariais, fachadas de prédios, casas, entre outros ambientes.

. É adequado implantar jardins verticais em escolas e escritórios?


SIM. No ambiente institucional, percebe-se, também, que os jardins verticais têm sido cada vez mais adotados, por razões muito semelhantes às que levam uma dona de casa a decorar uma parede com um painel verde. O maior motivo é que trabalhar em um ambiente que seja bonito e agradável é fator motivador, fundamental para que as pessoas tenham mais energia, iniciativa e boas ideias.

O ambiente empresarial/institucional que incorpora elementos da natureza, plantas e flores, principalmente, consegue reduzir o cansaço mental de suas equipes de trabalho, restaurando a habilidade das pessoas de focar melhor na busca por resultados.

“O resultado final do ambiente agradável propiciado pela presença de plantas arranjadas de forma positiva, esteticamente, é uma performance mais forte no trabalho”, afirma Eduardo Elias Silva dos Santos, Engenheiro Florestal. Especialista em plantas ornamentais, jardinagem e paisagismo. Consultor e instrutor de cursos em diversas empresas.

. Além da estética, o que mais oferecem os jardins verticais à saúde urbana?


Vale ressaltar outros efeitos no ambiente, que os jardins verticais oferecem. Um jardim vertical pode, por exemplo, ajudar no combate ao calor urbano, já que a superfície recoberta com plantas tem ótima ação como isolante térmico.

Pode, também, tornar os ambientes mais saudáveis, pois, no lado de dentro das edificações, as paredes verdes podem purificar e limpar o ar, ao reterem compostos orgânicos voláteis, partículas diversas que ficam em suspensão no ar e fumaça de cigarro. Sem contar que, no processo de evapotranspiração, as plantas reduzem o calor à sua volta, colaborando para manter o conforto térmico.

Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos Online UOV.
Por Silvana Teixeira.

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você