Célia Lúcia de Luces Fortes Ferreira, professora do Curso Online de Produção de Queijo Minas Frescal, Mussarela e Gouda, da Universidade Online de Viçosa – UOV, anuncia: “O queijo é um alimento que pode ser fabricado com leite de ovelha, vaca, cabra ou ser composto por uma mistura de leites. Constitui-se de um excelente alimento, uma vez que favorece o fortalecimento de dentes e ossos em virtude do alto teor de cálcio e fósforo.”.
E, para desenvolver seu sabor, aroma e textura é preciso maturá-lo. A maturação é uma série de processos físicos, bioquímicos e microbiológicos, que alteram a composição química dos queijos e derivados do leite. O tempo pode variar de acordo com o queijo que se deseja obter, podendo durar até alguns meses.
Algumas características desejáveis com a maturação:
Crosta
A crosta ou casca do queijo é determinada por fatores como o tipo de queijo, que têm como características peculiares à crosta ou ausência dela; o tratamento empregado na maturação e no acabamento final e a opção pela maturação em queijos embalados, para evitar que essa crosta se forme e o queijo perca umidade durante o processo.
Queijo sem crosta:
São queijos maturados em embalagens plásticas denominadas popularmente como “cry-o-vac” no sistema de vácuo, pois essa embalagem possui pouca permeabilidade ao vapor de água e oxigênio, baixíssima permeabilidade de gás carbônico, é flexível, resistente a ácidos e bases, entre outras.
Algumas das vantagens dessa maturação, sem a produção de crosta, são: economia de mão de obra; proteção contra roedores, ácaros e contaminação; melhor armazenamento e transporte e diminuição da perda de umidade.
Queijo com crosta:
Alguns queijos têm como característica principal a crosta e, por isso, a maturação para formação de crosta é essencial. Dentre os vários tipos de crosta, temos:
- Crosta lisa, como o parmesão, o emmental, o reino;
- Crosta melada, como o limburger;
- Crosta mofada, como o camembert e o gorgonzola;
- Crosta pintada, como o edam.
Para o sucesso da formação da crosta, que se inicia na prensagem e na salmoura e termina na maturação, é imprescindível que dois fatores estejam ajustados de acordo com o queijo elaborado: a umidade relativa do ar e a temperatura. Qualquer desajuste nesses fatores pode interferir negativamente na qualidade do produto e na característica peculiar do queijo que se está produzindo. Considerando que há uma extensa variedade de queijos, é preciso conhecer quais as exigências do que se está maturando, para garantir o resultado esperado.
Conheça nossos Cursos Online da Área de Laticínios:
Produção de Queijo Minas Frescal, Mussarela e Gouda
Produção de Queijo Minas Padrão, Prato e Provolone
Produção de Manteiga, Coalhada e Requeijão em Barra
Fonte: Queijos no Brasil – queijosnobrasil.com.br
por Renato Rodrigues
Olá! Sou do interior de pernambuco, irei iniciar um pequeno plantel de girolando 1/2 sangue para produção de leite A2A2 e pretendo iniciar uma produção de queijo coalho diferenciado com este leite. Queijo coalho maturado; Queijo coalho maturado sem lactose; Queijo coalho fresco sem lactose e o ricota para aproveitar o soro. Preciso de um curso específico! Você tem como me ajudar? Saudações Hélder Holanda
Olá, Hélder! Como vai?
Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já entrou em contato com você.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição. Abraço!!
Karina Theodoro
Boa tarde! GOSTARIA DE ABRIR UMA PEQUENA FABRICA DE QUEIJOS ARTESANAIS, MORO INTERIOR RGSUL E POR AQUI NAO TEM CURSOS
Olá, Roseli!
Agradecemos sua visita a nosso site!
Como é bom ver pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso. Se desejar pode adicionar o nosso numero de Whatsapp (31) 99294-0024 e assim podemos conversar.
Atenciosamente,
Lidiane Lisboa
Estou fabricando queijos artesanais em casa (queijo frescal, queijo coalho fresco, queijo coalho maturado). Estou com um pequeno queijo maturando desde o dia todo 15/04/18, está com cheiro floral maravilhoso, gostaria muito de enviar para um especialista verificar o queijo produzido na região Norte, mais precisamente em Macapá, de leite de gado comum.
Olá Juci,
Recomendamos que procure por laticínios em sua região para mais informações.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77