Dicas para obter sucesso na sua marcenaria

Mais do que saber confeccionar móveis, uma marcenaria deve ser bem planejada e organizada para obter sucesso

Oficina de marcenaria

A marcenaria consiste basicamente em transformar madeira em um objeto útil ou decorativo.  Mais do que a habilidade de trabalhar com a madeira, o marceneiro deve possuir o dom da criatividade, além de ter um amplo conhecimento sobre as ferramentas e materiais usados nessa área. “A marcenaria reúne técnicas e tecnologias variadas para atender às necessidades estéticas e de conforto do ser humano.”, assegura Wilhelmus Deutsch, professor do Curso Online de Marcenaria – Nível Profissional, da Universidade Online de Viçosa.

O mercado para móveis artesanais ou industriais cresce cada vez mais, à medida que os centros urbanos se expandem e a exigência da população por conforto aumenta. Entretanto, é um mercado de grande concorrência e de consumidores muito atentos. Falhas podem significar perda de espaço nesse mercado cada vez mais rigoroso.

Uma das formas de obter sucesso com a sua marcenaria é o planejamento. É por meio dele que é possível fazer projeções, organizar recursos e até prever e consertar possíveis erros.

Um bom planejamento deve conter: estrutura de custos fixos e variáveis; relação de salários (despesas); preço de venda; orçamento com margem de segurança; mapeamento da concorrência; meta de quanto é necessário vender para pagar os custos do seu negócio, o chamado ponto de equilíbrio.

Para fortalecer sua marcenaria, é importante formar uma equipe potente de colaboradores; fazer uma gestão por projetos, um a um; formar o capital de giro necessário para empreender; tentar, ao máximo, não vender nem comprar fiado e ainda tentar vender por meio de financeiras, como o BNDES.

Também é necessário gerir a produção. Estabelecer prazos precisos na produção e na montagem do seu produto, organizar de forma eficiente o espaço físico da marcenaria, treinar as equipes de montagem, fechar parcerias e terceirizar alguns trabalhos, de forma a aperfeiçoar a sua produção e avaliar se o que você produz, bem como o material utilizado, é o que o mercado exige.

Ao lidar com o cliente, seja sempre solícito e sugira soluções aos projetos deles, pois isso demonstra um maior comprometimento com a venda. O orçamento deve ser bem explicado e detalhado, pois é a parte mais importante da relação entre empresa e consumidor.

Por fim, lembre-se que o lucro e crescimento de sua empresa sempre dependerão de como você organiza e executa o seu trabalho. Estar sempre em busca de aperfeiçoamento das técnicas e conhecimento do mercado que, constantemente sofre mudanças, pode ser o diferencial da sua empresa, aliado a todos os cuidados com cada etapa do processo de produção.

 

Conheça nossos Cursos Online na Área de Marcenaria:
Marcenaria – Nível Básico
Marcenaria – Nível Profissional
Como Montar e Operar uma Pequena Fábrica de Móveis

 

Fonte: Leo Madeiras – www.leomadeiras.com.br         

 

por Renato Rodrigues

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você