Os mosquitos fêmeas sugam sangue para produzir e realizar o desenvolvimento dos ovos. Nesse processo, caso estejam infectadas, podem transmitir os vírus da dengue, da febre chikungunya e do zika, além de outras doenças como febre amarela e malária.
Originário da África, o Aedes aegypti foi descrito pela primeira vez em 1792 e sua dispersão pelo mundo ocorreu pelo leste do continente em direção às Américas, através das embarcações escravocratas, e depois para a Ásia. No Brasil, o primeiro registro de dengue foi registrado no século 19.
O ciclo de vida do mosquito pode variar de acordo com o ambiente, durando, geralmente, 10 dias. Os ovos são extremamente resistentes a ambientes sem água (podendo sobreviver até 450 dias sem água para desenvolver) o que facilita sua disseminação, dificultando uma erradicação. A fêmea pode botar, ao longo de sua vida, 1500 ovos e distribuí-los em diferentes criadouros.
Você sabe o que deve fazer para combater esse mosquito?
Pequenos reservatórios, como vasos de plantas, necessitam da mesma atenção e cuidado que se tem com os grandes reservatórios.
Diversas pesquisas indicam que os principais locais mais propícios para o desenvolvimento do mosquito são grandes reservatórios de água como as caixas d’água, galões e tonéis. Porém, pequenos reservatórios, como vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, lixo a céu aberto, bandejas de ar-condicionado, poço de elevador, também necessitam da mesma atenção e cuidado.
O único modo de evitar a propagação dessas doenças é a eliminação do mosquito e, para isso, é necessário combater os focos de água parada e todos os locais que sejam propícios para a criação desse transmissor de tantas enfermidades.
O combate ao Aedes aegypti está em nossas mãos!
Por Rafaela Paiva
Fonte: IOC Fiocruz
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77