Quais são os tipos de poluição da água?

A poluição das águas é um fator crescente e preocupante, pois o homem precisa dela para sobreviver

Água poluída

Há muito tempo já se sabe que a poluição é algo extremamente nocivo e que ela pode trazer danos irreversíveis à vida do planeta.  A água, nosso bem mais precioso, tem sido cada vez mais poluída e de formas diferentes. Seja por elementos físicos, químicos ou biológicos, dá pra perceber que estamos falando de uma questão séria e que, ainda assim, ganha pouca atenção da população.

Francisco Cecílio Viana, professor do Curso Online Tratamento de Água no Meio Rural, da Universidade Online de Viçosa, relata que “todos nós sabemos da importância da água para a vida do ser humano, dos animais e dos vegetais. Trata-se de um componente essencial dos tecidos biológicos, participando ativamente dos processos metabólicos.”.

O que vemos é que a poluição das águas traz prejuízos diretos ao homem. Vamos entender quais os tipos de poluição:


Poluição sedimentar


Ocorre quando há acúmulo de partículas em suspensão, vindas do solo, resultado do processo de erosão, desmatamento e extração de minérios, podendo interferir na fotossíntese, ao bloquear os raios solares. Os sedimentos também podem ter procedência de produtos químicos insolúveis e constituem a maior massa de poluentes nos corpos d’água.


Poluição biológica


Ocasionada por esgotos domésticos e industriais, que lançam na água ou nos solos – atingindo os lençóis freáticos – carboidratos, gorduras, bactérias, entre outros, através de restos de alimentos, fezes, detergentes e etc. Nesses detritos estão presentes vários microrganismos patogênicos, que podem ser transmitidos ao homem e provocar doenças como a leptospirose, cólera e diarreias.


Poluição térmica


Uma poluição quase invisível (não altera cor ou aspecto da água) que tem forte impacto. É decorrente da alteração de temperatura “natural” de algum ecossistema (para mais ou para menos), o que provoca danos à vida aquática presente nele, a partir da diminuição dos níveis de oxigênio e perda da biodiversidade.


Poluição química


Resultado de componentes químicos que acabam tendo como destino os corpos hídricos. Grande parte é de responsabilidade de indústrias, que despejam esses componentes sem o tratamento ideal. Não é preciso nem dizer que causa sérios danos à vida marinha e de rios e lagos, além de atingir também aves que se alimentam desses peixes. Os seres humanos também podem sofrer as consequências dessa poluição, causada por fertilizantes agrícolas, agrotóxicos, petróleo e metais pesados, por exemplo.


Conheça nossos Cursos Online da Área Meio Ambiente:

Tratamento de Água no Meio Rural
Restauração Florestal em Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal
Recuperação e Conservação de Nascentes



Fonte: eCycle – ecycle.com.br


por Renato Rodrigues

Sugestão de Curso

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você