Monte e administre uma padaria!

Não adianta só abrir uma padaria, é preciso saber, também, administrá-la

Vitrine de padaria

Montar e administrar uma padaria vai muito além de vender pão. É preciso também saber conceitos básicos de administração e aspectos legais para que ela possa funcionar. Isso, sem deixar de lado a qualidade de sabor dos produtos, que precisam ser oferecidos aos clientes sempre fresquinhos.

Sebastião Ruiz, professor do Curso Online UOV Como Montar e Administrar uma Padaria, ressalta que o planejamento gerencial, o financeiro e o administrativo de uma padaria são os três fatores que garantem o sucesso do negócio. Seguindo essa tríade, as padarias conseguem diversificar e agregar valor aos produtos oferecidos, atraindo a clientela, fidelizando-a e, consequentemente, gerando grandes lucros ao empreendedor.

Começar um negócio do zero pode parecer tarefa complicada, mas com a ajuda de profissionais especializados e funcionários preparados, é possível montar e administrar qualquer negócio com facilidade.

Confira a seguir algumas dicas para que você administre uma padaria com sucesso:

Mercado

Em primeiro lugar, antes de abrir qualquer empreendimento, é preciso realizar uma pesquisa de mercado, com a intenção de compreender os efeitos que ele pode produzir em seu negócio. Você precisa, entre outros pontos, descobrir: qual a demanda; como o seu concorrente trabalha; quais são as novidades; e qual será seu diferencial. Mapeando esses pontos, fica mais seguro entrar no mercado.

Produtos

Uma padaria não pode viver sem pão, isso é fato. Mas padarias também são conhecidas por vender outros produtos, como bolos, doces, salgados, pães especiais, entre outros. Com a pesquisa realizada no item anterior, fica mais fácil saber quais produtos seu público mais espera e quais têm mais sucesso no seu concorrente. Faça uma lista com todos os produtos que pretende vender e aposte em receitas padronizadas, para que todos tenham sempre a mesma aparência e sabor.

Público-alvo

Após definir os produtos, pense no seu público-alvo e no valor que estão dispostos a pagar pelos seus produtos. Ainda, é possível definir um novo estilo de público-alvo, definido como “persona”, que diz respeito ao perfil específico que seu estabelecimento pretende atingir, como é caso de homens de 40 anos que frequentarão seu estabelecimento para tomar um café ou fazer um lanche. A partir disso, fica muito mais fácil alinhar seu estabelecimento com a expectativa do seu futuro público.

Projeções

Antes de colocar em prática, é importante que você faça uma projeção com tudo o que gastará para abrir e quais serão suas despesas com o negócio funcionando, para que seja mais fácil prever situações e planejar o que possa vir pela frente, ainda que essa projeção não vá ser, de fato, uma representação ideal da realidade.

Marketing

As pessoas precisam saber que você tem uma padaria e os produtos que você vende, certo? Então, é importante investir no marketing. Atualmente o marketing digital tem produzido excelentes resultados e as redes sociais têm sido uma ferramenta poderosa para impulsionar negócios. A partir disso, faça promoções, campanhas para divulgar seu negócio e crie redes de contato com seus clientes para que, além desse marketing virtual, também trabalhe a seu favor o marketing boca a boca.



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Fonte: Montar um Negócio – montarumnegocio.com
por Renato Rodrigues

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