Dentre as datas comemorativas do ano, a páscoa é uma das que mais tem potencial para novos empreendimentos. Isso porque ela promove a indústria do chocolate e consegue aquecer a economia e movimentar o varejo, gerando bons lucros e aumentando também o número de empregos temporários.
Cecília Corrêa, professora do Curso Online UOV Como Montar uma Pequena Fábrica de Produtos de Chocolate, contextualiza, dizendo que O Brasil está entre os maiores fabricantes e consumidores de chocolate do mundo. Além de grandes indústrias voltadas para esse ramo, contamos ainda com a produção de pequenas fábricas que, esbanjando qualidade e sofisticação, atendem a um grande número de festas, buffets e promovem a distribuição em estabelecimentos locais, fazendo com que a páscoa não seja a única oportunidade para investir nesse ramo, mas sim um pontapé inicial.
A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados, ABICAB, aponta que no ano passado foram produzidas mais 11 mil toneladas de produtos de páscoa, índice 26% maior do que o registrado em 2017.
O contexto atual faz com que o investimento no ramo não seja bom apenas para as grandes empresas, como também para os pequenos produtores, que devem investir em inovação e criatividade para conquistar uma parte do público que não quer comprar “mais do mesmo”, isto é, aquele tradicional ovo de chocolate.
Porém, se tratando de produtos alimentícios, é preciso dar atenção a vários processos tanto na produção tanto na comercialização. O momento é propício para investimento, mas cabe ao pequeno empreendedor saber aproveitá-lo. Além dos tradicionais ovos de páscoa, é possível comercializar também bombons, trufas e quase tudo o que envolva o ingrediente principal: o chocolate.
Algumas dicas são fundamentais para quem deseja obter sucesso na época mais doce do ano. Confira:
- O processo de fabricação pode parecer simples, mas é preciso estar capacitado para produzir com qualidade;
- Reúna informações sobre todos os ingredientes que você precisará, bem como onde comprá-los;
- Detalhe todos os custos que envolva a sua produção para que você possa calcular o preço de venda;
- O tradicional ovo de páscoa é uma boa opção, mas você não só pode como deve investir em outros produtos e receitas inovadoras;
- Lembre-se que os clientes comem seus produtos, antes, com os olhos! Então, invista em uma embalagem atrativa e capriche nas fotos para divulgá-los em suas redes sociais, ferramentas fundamentais para expansão dos negócios atualmente;
- A divulgação “boca a boca” e “porta a porta” também é eficaz;
- Parcerias podem ser vantajosas, como deixar seus produtos em mercearias e outros estabelecimentos para potencializar as vendas;
- Explore novas possibilidades e descubra o perfil do seu cliente para que você possa surpreendê-lo.
Conheça nossos Cursos Online da Área Padaria e Confeitaria:
Produção de Ovos de Páscoa
Como Montar uma Pequena Fábrica de Produtos de Chocolate
Produção de Bombons e Trufas
Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negócios – revistapegn.globo.com
por Renato Rodrigues
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77