Os doces e os corantes

Os corantes são produtos que dão cor aos alimentos, sem alterar sabor ou consistência

Macarons coloridos
Você já deve ter ouvido falar em corantes alimentícios, mas não deve imaginar que existem vários tipos. Como o nome sugere, são produtos que dão cor aos alimentos, sem alterar sabor ou consistência. Em geral, os corantes são mais usados em doces, para dar o acabamento ou o efeito desejado.

“A aparência de qualquer doce é, também, responsável pela preferência do público. Muitas pessoas escolhem um doce pela estética. A identidade visual do doce é muito importante, pois é através dela que se transmite a qualidade e cuidado no preparo.”, afirma Denise Andrade Khoury, professora do Curso Online Produção de Doces Finos para Festas, da Universidade Online de ViçosaUOV.

Por serem responsáveis diretos na aparência dos doces, como visto, os corantes assumem papel crucial. Saiba qual tipo usar e conheça os tipos de corantes mais usados:


Corante líquido

Como o nome já entrega: melhor para ser utilizado em líquidos. Mas, também podem ser usados em coberturas, glacê, cremes e massas doces. Ao usar corantes líquidos, deve-se tomar cuidado, pois, se utilizados em excesso, podem modificar a consistência e até o sabor que se está colorindo.


Corante em gel

Também serve para massas, pasta americana, cremes, entre outras utilizações, assim como o corante líquido. A diferença está na economia, pois são mais baratos, além de não serem tóxicos. Não mudam a consistência do produto que se está colorindo e têm coloração mais lenta, sendo necessário acrescentar mais à medida que se deseja um tom mais forte.


Corante em pó

Em geral são mais utilizados para massas. Em geral, aplicados a massas ou outras coberturas que sejam duras e secas ao toque, pois, são ideais para pintá-las. Só tem que ser diluído para pintar, haja vista que não são solúveis em água. Aplicar diretamente sobre a massa pode ocasionar manchas ou pontos coloridos isolados, dado a necessidade de diluição. Para diluí-lo, usa-se álcool de cereais.


Corante em spray

O leque de aplicação é extenso. Esse corante é brilhoso e possui alta luminosidade. Perfeito para acabamentos, já vem pronto para uso. Porém, é necessário tomar cuidado com a concentração exagerada no alimento.


Corante para chocolate

O nome já é autoexplicativo. É o único corante que deve ser usado para colorir chocolates e pode apresentar-se de várias formas (pó, líquido, pasta). Seu tingimento é mais trabalhoso. Os corantes em pó geralmente alteram a cor sem alterar a consistência. É importante não usar corantes à base de água, pois esses podem endurecer o chocolate e tornar mais difícil o trabalho.




Conheça nossos Cursos Online na área de Padaria e Confeitaria:

Produção de Doces Finos para Festas
Produção de Bombons e Trufas
Curso Profissional Avançado de Confeitaria




Fonte: Receitas rápidas – receitasrapida.com.br


por Renato Rodrigues 

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você