Tendências de confeitaria que chegaram para ficar

Quem trabalha nesse ramo precisa estar sempre atualizado quanto às novidades e tendências do mundo gastronômico

Confeiteira

A confeitaria é um segmento da gastronomia que lida com uma das maiores paixões mundiais: doces. Entretanto, além de gostosos, o público consumidor tem exigido, na hora de fazer suas encomendas, que as tortas, bolos, bombons, entre outros, sejam visualmente atrativos, ao passo de ser possível, como diz a cultura popular “comê-los com os olhos”.

As técnicas de decoração e os tipos de produtos surgidos nos últimos anos têm permitido ao confeiteiro entregar aos clientes encomendas personalizadas, que exprimem a personalidade e o diferencial de quem às encomendou. Por isso, quem trabalha nesse ramo precisa estar sempre atualizado quanto às novidades e tendências do mundo gastronômico.

Confira alguns métodos e técnicas de confeitaria e decoração que têm feito sucesso entre os consumidores!

1 - Buquê de Flores de pasta americana

Uma técnica de decoração muito utilizada, principalmente, para bolos de casamento. As flores que compõem o buquê são moldadas com pasta americana e exibem um grau elevado de detalhes. Para dominar a técnica de modelagem, é preciso que o confeiteiro treine bastante diferentes tipos de flores e explore tamanhos e cores variados.

2 - Geometria

Também feitos à base de pasta americana, o uso de formas geométricas para decorar produtos de confeitaria, embora não envolvam muita técnica, exigem planejamento prévio para a combinação de cores e disposição correta dos padrões geométricos por toda a extensão do bolo, torta, cupcakes, doces, entre outros.

3 - Metálicos

Os bolos metálicos são pintados com corantes que simulam o efeito dos metais, como ouro, prata e cobre. São muito utilizados em casamento.

4 - Unicórnios

Os unicórnios são um dos seres mitológicos mais amados do mundo e eles invadiram as confeitarias! O bolo unicórnio pode ser montado de diferentes formas, mas todas elas sempre coloridas, alegres e delicadas e, claro, com os característicos olhos fechados e o chifre único.

5 - Pintura à mão

Muitos confeiteiros utilizam o dom da pintura para transformar seus bolos em verdadeiras telas! Para isso, basta cobrir toda a superfície com pasta americana e utilizar pinceis e corantes comestíveis.

6 - Geodos

Para este bolo, é preciso montar camadas, as quais deverão ser cobertas com pasta americana e cortadas em uma fenda vertical que pega em toda sua extensão. Esta fenda deve ser decorada com cristais de açúcar, as quais imitarão as rochas.

 

Conheça os Cursos Online da Universidade Online de Viçosa da área de Padaria e Confeitaria

Curso Online Básico de Confeitaria

Curso Online Profissional de Confeitaria

Curso Online Profissional Avançado de Confeitaria

 

Fonte: Blog Chef Center - blogchefcenter.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

 

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você