Saiba como evitar ectoparasitoses na criação de ovinos

Os ectoparasitas podem proliferar rapidamente entre o rebanho

Cordeiros

Qual a melhor forma de prevenir ectoparasitoses no rebanho ovino?


No Curso Online de Gerenciamento na Criação de Ovinos, o professor Nelson Bernardi Júnior explica:

As ectoparasitoses, assim como a podridão de casco, a fotossensibilização e a brucelose, entre outros, compõem os principais problemas sanitários que podem se manifestar nos ovinos e possuem diversas formas de controle e erradicação. De forma a evitá-las, os animais devem ser observados rotineiramente quando à presença de milíases (bicheiras).

Outro parasita bastante comum é o berne, que precisa ser controlado, pois, além do estresse e das perdas de desempenho, normalmente podem abrir o caminho para a ocorrência de bicheiras. Já para o controle de piolhos e sarnas, recomenda-se banhos de imersão anual, que são fundamentais para combater doenças em ovinos, realizados 29 dias após a tosquia e repetidos 10 a 12 dias depois.

O gestor do rebanho deve, também, dar muita atenção aos animais que são introduzidos no rebanho, vindos de outras propriedades. Deverá verificar cada um deles quanto à ausência ou presença de parasitas que poderiam se espalhar pelo rebanho. Se necessário, deve ser feito o tratamento, sendo bastante indicado para o caso de introdução de animais e também seu isolamento, ficando em período de quarentena.

Deve ser monitorada também a ocorrência de oestrose, que é causada pela mosca Oestrus ovis, cujas larvas desenvolvem-se nos seios nasais do ovino, causando grandes transtornos respiratórios, podendo culminar com a morte do animal.

 


Consultor: Nelson Bernardi Júnior, professor do Curso Online de Gerenciamento na Criação de Ovinos, da Universidade Online de Viçosa. Nelson é Médico Veterinário e Mestre em Reprodução Animal e atua em investigações nacionais sobre a Ovinocultura.


Conheça outros Cursos Online na Área de Ovinocultura:

Criação de Ovinos de Corte
Alimentação de Ovinos de Corte


por Renato Rodrigues

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

Denise Pereira

23 de fev de 2022

Tenho um pequeno rebanho de ovinos na região do mar Egeu aqui na Turquia e um dos meus animais figa girando desnorteado por uns minutos depois volta ao normal. Mas de repente começa de novo. A maior incidência é quando ele está sozinho... O pode ser isso? Ele alimenta bem. Alimentos a base de bagaço de beterraba raçao folhas de oliveira asto normais e feno.

Resposta do Portal Cursos UOV

23 de fev de 2022

Olá, Denise! Tudo bem? 

Agradeço sua visita em nosso site!

Nesse caso, recomendo que você procure um médico veterinário para analisar o animal e te orientar de forma mais eficiente. 

Abraço! 

Lorena 

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2022. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você