Saiba como evitar ectoparasitoses na criação de ovinos

Os ectoparasitas podem proliferar rapidamente entre o rebanho

Cordeiros

Qual a melhor forma de prevenir ectoparasitoses no rebanho ovino?


No Curso Online de Gerenciamento na Criação de Ovinos, o professor Nelson Bernardi Júnior explica:

As ectoparasitoses, assim como a podridão de casco, a fotossensibilização e a brucelose, entre outros, compõem os principais problemas sanitários que podem se manifestar nos ovinos e possuem diversas formas de controle e erradicação. De forma a evitá-las, os animais devem ser observados rotineiramente quando à presença de milíases (bicheiras).

Outro parasita bastante comum é o berne, que precisa ser controlado, pois, além do estresse e das perdas de desempenho, normalmente podem abrir o caminho para a ocorrência de bicheiras. Já para o controle de piolhos e sarnas, recomenda-se banhos de imersão anual, que são fundamentais para combater doenças em ovinos, realizados 29 dias após a tosquia e repetidos 10 a 12 dias depois.

O gestor do rebanho deve, também, dar muita atenção aos animais que são introduzidos no rebanho, vindos de outras propriedades. Deverá verificar cada um deles quanto à ausência ou presença de parasitas que poderiam se espalhar pelo rebanho. Se necessário, deve ser feito o tratamento, sendo bastante indicado para o caso de introdução de animais e também seu isolamento, ficando em período de quarentena.

Deve ser monitorada também a ocorrência de oestrose, que é causada pela mosca Oestrus ovis, cujas larvas desenvolvem-se nos seios nasais do ovino, causando grandes transtornos respiratórios, podendo culminar com a morte do animal.

 


Consultor: Nelson Bernardi Júnior, professor do Curso Online de Gerenciamento na Criação de Ovinos, da Universidade Online de Viçosa. Nelson é Médico Veterinário e Mestre em Reprodução Animal e atua em investigações nacionais sobre a Ovinocultura.


Conheça outros Cursos Online na Área de Ovinocultura:

Criação de Ovinos de Corte
Alimentação de Ovinos de Corte


por Renato Rodrigues

Sugestão de Curso

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você