Qual a melhor forma de prevenir ectoparasitoses no rebanho ovino?
No Curso Online de Gerenciamento na Criação de Ovinos, o professor Nelson Bernardi Júnior explica:
As ectoparasitoses, assim como a podridão de casco, a fotossensibilização e a brucelose, entre outros, compõem os principais problemas sanitários que podem se manifestar nos ovinos e possuem diversas formas de controle e erradicação. De forma a evitá-las, os animais devem ser observados rotineiramente quando à presença de milíases (bicheiras).
Outro parasita bastante comum é o berne, que precisa ser controlado, pois, além do estresse e das perdas de desempenho, normalmente podem abrir o caminho para a ocorrência de bicheiras. Já para o controle de piolhos e sarnas, recomenda-se banhos de imersão anual, que são fundamentais para combater doenças em ovinos, realizados 29 dias após a tosquia e repetidos 10 a 12 dias depois.
O gestor do rebanho deve, também, dar muita atenção aos animais que são introduzidos no rebanho, vindos de outras propriedades. Deverá verificar cada um deles quanto à ausência ou presença de parasitas que poderiam se espalhar pelo rebanho. Se necessário, deve ser feito o tratamento, sendo bastante indicado para o caso de introdução de animais e também seu isolamento, ficando em período de quarentena.
Deve ser monitorada também a ocorrência de oestrose, que é causada pela mosca Oestrus ovis, cujas larvas desenvolvem-se nos seios nasais do ovino, causando grandes transtornos respiratórios, podendo culminar com a morte do animal.
Consultor: Nelson Bernardi Júnior, professor do Curso Online de Gerenciamento na Criação de Ovinos, da Universidade Online de Viçosa. Nelson é Médico Veterinário e Mestre em Reprodução Animal e atua em investigações nacionais sobre a Ovinocultura.
Conheça outros Cursos Online na Área de Ovinocultura:
Criação de Ovinos de Corte
Alimentação de Ovinos de Corte
por Renato Rodrigues
Tenho um pequeno rebanho de ovinos na região do mar Egeu aqui na Turquia e um dos meus animais figa girando desnorteado por uns minutos depois volta ao normal. Mas de repente começa de novo. A maior incidência é quando ele está sozinho... O pode ser isso? Ele alimenta bem. Alimentos a base de bagaço de beterraba raçao folhas de oliveira asto normais e feno.
Olá, Denise! Tudo bem?
Agradeço sua visita em nosso site!
Nesse caso, recomendo que você procure um médico veterinário para analisar o animal e te orientar de forma mais eficiente.
Abraço!
Lorena
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77