Conservando forragens por meio da fenação

Fenação é uma técnica de conservação de forragens. Conheça mais sobre a fenação

Fenação

A produção de feno, ou fenação, ocorre através da desidratação parcial da massa. O objetivo é preservar um alimento com bom valor nutritivo e evitar perdas na produção. A fenação é uma boa opção para aproveitar o excesso de alimentos que são produzidos nos pastos durante períodos de chuva.

O professor Josvaldo Rodrigues Ataide Junior, do Curso Online UOV Produção de Feno, esclarece que fenação é a técnica de conservação de forragens. Essa técnica é muito utilizada nas propriedades como forma de evitar prejuízos e garantir que as ferragens durem mais tempo.

O feno é um alimento que deve ser fornecido aos animais durante os períodos de seca, quando a alimentação direto do pasto fica comprometida. A cada 100 quilogramas de peso do animal, este deve consumir 3 quilogramas de feno por dia.

Muitos produtores acabam deixando em segundo plano a produção de feno devido à falta de conhecimento e de domínio da tecnologia da fenação, além da baixa disponibilidade e/ou o custo de máquinas eficientes.

Períodos do ano e fenação

A fenação deve ser realizada nas estações chuvosas, quando as forrageiras têm alto potencial de produção e alto valor nutritivo.

A produção de feno pode ocorrer de 3 a 4 dias sem chuva, preferencialmente de janeiro a março. Poucos dias são suficientes para que o trabalho seja realizado. Porém, entre dezembro e fevereiro, ocorrem as chamadas “chuvas de manga”, que oferecem risco à fenação.

Na estação seca, ocorre a floração do capim, então a planta possui baixo valor nutritivo e o feno produzido não é de alta qualidade. Quando a matéria é seca (nível de água abaixo de 60%), o consumo pelos animais fica comprometido.

Cuidados com o campo de feno

A área de fenação deve estar livre de paus, pedras, tocos, cupins e valetas. A fertilidade do solo é importante para o rendimento da produção de capim e para a qualidade do material.

O campo deve ser homogêneo, o capim deve ter altura e regularidade de corte em toda a área. Em caso de irregularidades como folhas desiguais, a qualidade do feno é afetada.

A cada corte, deve haver adubação de manutenção pois as retiradas de material representam extração de nutrientes como nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre, cálcio e magnésio do solo. 

Corte do capim, uso de ferramentas e enfardamento de feno

A principal ferramenta para o corte de capim é a ceifadora ou segadora. O corte deve ser realizado pela manhã, após o desaparecimento do orvalho. O corte deve ser manejado de maneira correta, pois é muito importante para o rendimento da produção.

O processo de desidratação deve ser rápido para que o ponto de feno seja atingido com mais rapidez. Este processo acontece em duas etapas: quando ocorre perda rápida da água, de 80-90% para 60-65%, e quando cai o teor de umidade, de 60-65% para 12-18%. A segunda etapa é mais lenta. Finalizada, atinge-se o ponto de feno.

Os fardos pequenos devem ser retirados do campo de feno imediatamente e armazenados em local seco, sombreado e ventilado. Estes devem pesar de 13 a 15 quilogramas, com as seguintes medidas: 36x46x90cm, as quais são mais aceitas comercialmente. Os fardos médios redondos devem ter entre 250 e 300 quilogramas. Em caso de aumento de temperatura, os fardos são desfeitos e deverá haver nova secagem.

 

Confira nossos Cursos Online da Área Pastagem e Alimentação Animal:

Produção de Feno
Produção de Feno para Uso na Propriedade e Comercialização
Seleção de Forrageiras


Fonte: Nutroeste: Nutrição Animal – nutroeste.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você