Você sabe qual é o milho que está fornecendo aos seus animais?

Ao que tudo indica, o milho é originário do México, aonde surgiu há aproximadamente 7000 anos atrás.

"Grãos armazenados em condições precárias ou inadequadas estão mais propensos a sofrerem os ataques de pragas e fungos"

O milho é considerado, muitas vezes, o cereal de maior importância em qualquer fazenda ou sitio, pois é um dos melhores alimentos para todos os animais, além de ser um bom produto para comercialização nos mercados interno e externo. Pode ser utilizado como alimentação animal, puro ou como parte de rações. 

Como os processos de plantio, colheita, processamento e transporte são usualmente coordenados por empresas e pessoas não pertencentes à indústria alimentícia, resta então ao produtor para a manutenção da garantia dos níveis nutricionais formulados e prevenção de contaminação dos animais na granja, o controle de qualidade deste ingrediente no momento da aquisição e durante a armazenagem. Infelizmente, erros crassos ainda são cometidos nestas etapas.

Então chega-se a cometer o disparate de adquiri-lo e armazená-lo em condições inadequadas. Ledo engano. Neste caso, somente 3 indivíduos dentro de toda esta cadeia se beneficiam com este tipo de condição:  Fungos, Insetos e Roedores

Na tentativa de economizar recursos, ou por simples negligência, muitos ainda não se atêm às questões básicas como controle de roedores, umidade, período e condições de armazenagem e classificação do produto adquirido. Mal sabem eles que a qualidade dos grãos armazenados na safra será, no momento da utilização, igual ou pior àquela do momento da armazenagem. A qualidade de qualquer grão sempre piora conforme avança o período de armazenagem, entretanto, essas perdas podem ser reduzidas significativamente se medidas preventivas forem adotadas. Os cuidados com limpeza, secagem e aeração se não puderem ser feitos na propriedade, devem ser vistoriados e acompanhados pelo produtor.

Grãos armazenados em condições precárias ou inadequadas estão mais propensos a sofrerem os ataques de pragas e fungos. O resultado pode ser a contaminação por Micotoxinas e a disseminação de outras enfermidades as quais contribuem para: redução do ganho de peso, aumento da conversão alimentar e piora nos índices reprodutivos do plantel dentre outros. São considerados como principais defeitos do milho:

A)    Grão avariados

* Grãos ardidos: São grãos ou pedaços de grãos que perderam sua coloração característica em mais de ¼ de sua área total. ¼ da área do grão de milho corresponde aproximadamente a área do gérmen. Também são considerados ardidos os grãos “queimados”, que apresentam alteração na coloração normal por ação de altas temperaturas dos secadores

* Grãos Mofados: São grãos inteiros ou quebrados que apresentam, no todo ou em parte fungos ( bolor ) visíveis a olho nu

* Grãos Brotados: São grãos ou pedaços de grãos que apresentam germinação visível

* Grãos Chochos ou Imaturos: São grãos desprovidos de massa interna, enrijecidos, e que apresentam-se enrugados por desenvolvimento fisiológico incompleto

* Grãos Quebrados: São pedaços de grãos que ficam retidos na peneira de crivos circulares de 5 milímetros de diâmetro

* Grãos Carunchados: São grãos ou pedaços de grãos perfurados por insetos

B)    Impureza e fragmentos

São detritos do próprio produto, bem como grãos ou fragmentos que passam por uma peneira de 5 milímetros de diâmetro.

C)    Matérias estranhas

São grãos ou sementes de outras espécies, bem como detritos vegetais e corpos estranhos.

D)    Insetos vivos / Sementes Tóxicas

Proceder a desclassificação temporária até o beneficio ou expurgo de todo o milho que for encontrado com insetos vivos ou presença de bagas de mamona ou outras sementes tóxicas.

Os padrões desejáveis para aquisição do milho são:

Pesar 250g de milho e proceder a separação dos grãos de acordo com os defeitos. Pesar os blocos separadamente e determinar a porcentagem em relação ao peso original. Comparar o resultado com a tabela de padrão para recebimento do milho.

 

DESEJÁVEL

ACEITÁVEL

ACEITÁVEL COM RESTRIÇÕES

1) Umidade

13,0%

14,0%

15,0%

2) Impurezas Fragmentos e Matérias Estranhas

1,0%

2,0%

3,0%

3) Avariados Total

9,0%

12,0%

15,0%

3.a) Ardidos e brotados

1,0%

2,0%

3,0%

3.b) Quebrados

7,0%

9,0%

10,0%

3.c) Mofados

Zero

Zero

Zero

3.d) Chochos e Carunchados

< 1,0%

1,0%

1,0%

3.e)Densidade(kg/m)

> 730

705-730

680-705

Grãos Bons

[ 100–(2+3) ]

90%

86%

82%

Fonte: Revista Pork World

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você