Criação de escargots: dicas de temperatura e ventilação

O sucesso da criação de escargots vem dos cuidados em relação à temperatura e à ventilação dos galpões

Criação de escargots: dicas de temperatura e ventilação

“Em todo mundo, a helicicultura, ou criação de escargots, é uma atividade que proporciona um excelente retorno econômico para os criadores, uma vez que não exige nível tecnológico muito avançado, não demanda muito espaço nem requer altos investimentos”, afirmam Edson Assis Mendes e José Luiz Machado, professores do Curso Online UOV Escargots - A Tecnologia Correta de Criação.

O sucesso da criação de escargots vem do bom manejo realizado e, principalmente, dos cuidados em relação à temperatura e à ventilação dos galpões. No Brasil, a maior parte das regiões apresenta altas temperaturas, algumas delas até mesmo são inviáveis para a criação. Trata-se de um animal sensível, que requer monitoramento contínuo por parte do criador, para melhorar o seu desempenho produtivo e reprodutivo.


Controle da temperatura

Os galpões de criação de escargots devem ser abertos, mas com cortinas ou telas. Eles devem permitir um bom arejamento, mas devem ser protegidos das correntes de vento ou dos ventos fortes, do calor e do frio excessivos e das fortes chuvas. Preferencialmente, o telhado deve ser branco, na parte externa, para que os raios solares sejam refletidos, o que reduz a temperatura interna do galpão em até 5°C.

O controle e monitoramento da temperatura dos galpões têm o objetivo de garantir aos escargots conforto térmico no verão e no inverno. Em regiões de climas muito severos (calor e frio extremos), o criador de ecargots deve fazer o isolamento térmico do galpão com cortiça, isopor ou madeira.


Ventilação dos galpões

A ventilação dos galpões ajuda o controle da temperatura. Além disso, ela permite maior oxigenação do ambiente interno, o que permite aos escargots um ar renovado e puro. Outra vantagem da ventilação é permitir uma umidade relativa do ar propícia a eles. Mas ela deve ser planejada para não baixar a umidade interna do galpão. Na verdade, a umidade ideal deve ser de 80 a 86%.

Além de retirar a umidade ambiente, as correntes de ar ou ventos excessivos podem ressecar o tegumento dos escargots, sendo extremamente prejudicial a esses animais. Geralmente, o controle da ventilação é realizado com a instalação de exaustores, lanternins, respiradouros e janelas.


Conheça os Cursos Online UOV da Área Pequenas Criações.

Leia o artigo "A criação do bicho-da-seda".

Fonte: ruralnews.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você