“Em todo mundo, a helicicultura, ou criação de escargots, é uma atividade que proporciona um excelente retorno econômico para os criadores, uma vez que não exige nível tecnológico muito avançado, não demanda muito espaço nem requer altos investimentos”, afirmam Edson Assis Mendes e José Luiz Machado, professores do Curso Online UOV Escargots - A Tecnologia Correta de Criação.
O sucesso da criação de escargots vem do bom manejo realizado e, principalmente, dos cuidados em relação à temperatura e à ventilação dos galpões. No Brasil, a maior parte das regiões apresenta altas temperaturas, algumas delas até mesmo são inviáveis para a criação. Trata-se de um animal sensível, que requer monitoramento contínuo por parte do criador, para melhorar o seu desempenho produtivo e reprodutivo.
Controle da temperatura
Os galpões de criação de escargots devem ser abertos, mas com cortinas ou telas. Eles devem permitir um bom arejamento, mas devem ser protegidos das correntes de vento ou dos ventos fortes, do calor e do frio excessivos e das fortes chuvas. Preferencialmente, o telhado deve ser branco, na parte externa, para que os raios solares sejam refletidos, o que reduz a temperatura interna do galpão em até 5°C.
O controle e monitoramento da temperatura dos galpões têm o objetivo de garantir aos escargots conforto térmico no verão e no inverno. Em regiões de climas muito severos (calor e frio extremos), o criador de ecargots deve fazer o isolamento térmico do galpão com cortiça, isopor ou madeira.
Ventilação dos galpões
A ventilação dos galpões ajuda o controle da temperatura. Além disso, ela permite maior oxigenação do ambiente interno, o que permite aos escargots um ar renovado e puro. Outra vantagem da ventilação é permitir uma umidade relativa do ar propícia a eles. Mas ela deve ser planejada para não baixar a umidade interna do galpão. Na verdade, a umidade ideal deve ser de 80 a 86%.
Além de retirar a umidade ambiente, as correntes de ar ou ventos excessivos podem ressecar o tegumento dos escargots, sendo extremamente prejudicial a esses animais. Geralmente, o controle da ventilação é realizado com a instalação de exaustores, lanternins, respiradouros e janelas.
Conheça os Cursos Online UOV da Área Pequenas Criações.
Leia o artigo "A criação do bicho-da-seda".
Fonte: ruralnews.com.br
Por Andréa Oliveira.
Conhecer mais sobre escargot.
Olá,André
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Como é bom ver pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2021. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77