Dicas de instalações para criação de coelhos

A escolha das instalações para criação de coelhos deve considerar tanto os preceitos técnicos como econômicos

Dicas de instalações para criação de coelhos

“A cunicultura é uma atividade que traz bom retorno econômico ao cunicultor, pois o coelho é fonte de carne com elevado valor nutricional e sabor agradável, além da possibilidade de comercialização de sua pele. Entretanto, é importante considerar inúmeros aspectos que promovem o sucesso do criador de coelhos”, afirmam Hélcio Vaz de Mello e José Francisco da Silva, professores do Curso Online UOV Coelhos - Técnicas da Criação.

Fatores como mão de obra bem capacitada, bom manejo dos coelhos – tanto alimentar como sanitário, e planejamento das instalações são determinantes para aumentar a produtividade e gerar bons lucros ao cunicultor. Afinal, o conforto e o bem-estar dos coelhos dependem do ambiente onde os animais são alojados.


Planejamento das instalações

Sendo assim, antes de adquirir os coelhos de fornecedores reconhecidos no mercado, é essencial planejar as instalações, para que recebam os animais da forma adequada. Independentemente de serem alojados em galpões ou em gaiolas, os coelhos devem ter espaço suficiente para viverem bem. As instalações devem ser construídas para protegerem os coelhos das intempéries climáticas, como frio e calor excessivos, bem como de predadores e insetos.


Considerações na escolha

Na verdade, a escolha das instalações deve considerar tanto os preceitos técnicos como econômicos. O coelhário deve permitir que todas as operações sejam realizadas com eficiência, resultando em qualidade de produção. Se o cunicultor não realizar um bom planejamento das instalações, isso pode impactar negativamente nos resultados da criação de coelhos, com redução da produtividade e sérias perdas econômicas.


As instalações do coelhário devem permitir:

->Otimização nos manejos alimentar, reprodutivo e sanitário;
->Agilidade e eficiência na limpeza;
->Bom escoamento da produção;
->Fácil acesso a gaiolas e galpões;
->Conforto e bem-estar animal;
->Facilidade de inspeção;
->Bom fluxo dos tratadores.


Padronização = economia

A funcionalidade das instalações pode ser alcançada com a padronização do coelhário. Ao padronizar o criatório dos coelhos e os materiais utilizados no manejo, o produtor ganha em economia. Os custos com o manejo são reduzidos, principalmente se as instalações forem concentradas em uma área determinada. Dessa forma, gasta-se menos com mão de obra e otimiza-se o tempo na realização das tarefas de rotina.

Conheça os Cursos Online UOV da Área Pequenas Criações.

Fonte: ruralnews.com.br

Por Andréa Oliveira.

 

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você