Você conhece os Periquitos-namorados?

Agapornis são aves africanas, exóticas, dóceis e de fácil criação, conhecidas como pássaros-do-amor ou periquitos-namorados

Você conhece os Periquitos-namorados?   Artigos Cursos UOV

 

Agapornis são aves africanas, exóticas, dóceis e de fácil criação, conhecidas como pássaros-do-amor ou periquitos-namorados. São divididos em nove espécies, sendo uma delas a Swinderiana, não encontrada até hoje em cativeiro. A criação de Piriquitos-namorados, principalmente das espécies Roseicollis e Personata, constitui uma distração encantadora e a venda de seus numerosos filhotes permitem o retorno das despesas feitas com o magnífico entretenimento.

Os Periquitos-namorados são aves de constituição robusta, pouco sujeitos a doenças e podem alcançar até 19 cm e pesar 80 gramas. A cor original é verde e suas penas apresentam uma variedade de cores bem vibrantes dependendo da espécie.

As espécies Roseicollis e Personata


Os Roseicollis possuem uma máscara vermelha na altura da testa, que acompanha até o meio do peito, como se fosse um babador, clareando de cima para baixo até ficar um rosa escuro. O corpo é praticamente todo verde, com as voadeiras primárias pretas. Na região do dorso, apresenta a cor azul celeste, que é uma cor que modifica muito em relação às combinações de mutações, situando-se também, no local em que sempre examinamos as aves, pois detém informações.

A espécie Personata é uma das espécies de aro branco, chamada assim pois possuem um aro em volta do olho que destaca, em função das outras espécies. São quatro, no total, que possuem esse aro branco em volta dos olhos: personata, fischer, nigrigenis e liliane.

Instinto de domínio territorial


Os Periquitos-namorados possuem o instinto de domínio territorial. Quando é introduzido um bando para criar, há uma briga generalizada, por um período, que é chamado de escolha de um líder. Esse líder avisa a chegada de um estranho ao bando e esse estranho pode ser o ser humano, ou outro Periquitos-namorados. Assim, se morrer um macho, ou uma fêmea, é recomendável retirar o viúvo, ou a viúva, ao invés de introduzir um outro Periquitos-namorados, pois, provavelmente, ele será rechaçado e dificilmente sairá com vida. Mas, o incrível é que podem ser dados como estranhos, aves de prole de um dos casais do bando, é muito comum encontrar uma prole já desmamada, morta no fundo do viveiro.

Os Piriquitos-namorados são fieis


O Periquitos-namorados é fiel até que alguém troque sua parceira, ou vice-versa. Em uma colônia, é muito comum uma fêmea ser coberta por vários machos, apesar do casal preparar o seu ninho e depois defendê-lo perante os outros casais. Nem sempre os filhotes são daquele casal e isso se percebe geneticamente, pois o fenótipo não condiz com os supostos pais. Isso quer dizer que quem tem a intenção de criar corretamente, por exemplo, uma linhagem, nunca deve confiar no resultado de um casal em uma colônia. É o aspecto de produção, em virtude dessa disputa territorial, depois a disputa pelo ninho que levam à falta de tranquilidade das fêmeas, na época de postura, resultando em uma produção 50% inferior, comparando-se a um casal criando individualmente na gaiola.

Por que iniciar uma criação de Periquitos-namorados?


As razões que podem levar os criadores a se interessarem pelos Periquitos-namorados são várias. Além do lucro com as vendas estão o desejo de criar uma grande quantidade, com interesse na combinação de cores e o desejo de voltar a criação para a participação em campeonatos e competições.

Quer saber mais sobre o assunto? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos Online da UOV.
Por Silvana Teixeira.

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você