Especial cerveja: Quais os tipos de cervejas artesanais?

Conheça os principais tipos de cerveja artesanal

 

Cervejas artesanais

Depois de tentar decifrar o que é uma cerveja artesanal, chegou a hora de conhecer quais os tipos mais comuns. O Brasil produziu, em 2014, 12 bilhões de litros de cerveja. É o terceiro maior consumidor de cerveja do mundo, ficando atrás apenas da China e dos EUA. Nosso país tem elevado potencial de crescimento do comércio cervejeiro, destacando-se as cervejas artesanais.

Segundo Adonay Anthony Evans, professor do Curso Online Como Montar uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal, da Universidade Online de Viçosa – UOV, “existem diversos estilos de cerveja, divididos em somente dois tipos: as ALE e as LAGER. O que as diferencia é o processo de fermentação e o tipo de levedura utilizado.”.


LAGER


O termo lager vem do alemão “lagern”, que significa armazenar, referindo-se ao maior período de maturação sob baixa temperatura, chamado de lagering. Esse tipo de cerveja é conhecido pela baixa fermentação e, por ser fermentado em baixas temperaturas, em torno de 12°C, seguindo-se maior maturação, também sob baixa temperatura.

Esse período prolongado de fermentação proporciona maior eliminação de muitos dos gostos gerados por esse processo, garantindo uma cerveja mais suave, clara e gasosa. Também garante pouco aroma do lúpulo utilizado, dependendo do estilo. A sua origem é da Baviera do século XIX, onde os mestres cervejeiros tinham por hábito guardar as bebidas em aves muito frias, de modo a conferir às cervejas certa maturação. Essas cervejas, como a Lagerbier, eram o resultado de anos de desenvolvimento de técnicas de refrigeração e de utilização de um fermento especial. A principal diferença desse fermento para o que se utilizava no resto da Europa dava-se ao fato de seu depósito se dar no fundo, após a fermentação, ao contrário das Ale, cujo resíduo subia ao topo.

É o tipo de cerveja mais consumido e conhecido, como as pilsen, principalmente no Brasil, onde 99% das vendas são desse tipo de cerveja. Elas necessitam de condições controladas de fermentação e, como são suaves, qualquer sabor indesejado durante o processo de fabricação será mais facilmente notado. Existem muitos estilos de lagers, sendo a maioria clara na cor, com alto teor de gás carbônico, de sabor moderadamente amargo e conteúdo alcoólico entre 3 e 6%. Os estilos mais conhecidos são: Pilsen, Dortmunder, Viena, Munique (Munchen), Bock e Schwarzbier, que é a cerveja preta.


ALE


As cervejas do tipo ALE são fermentadas em temperatura ambiente, entre 18 e 22°C, com leveduras de alta fermentação, que fermentam a cerveja rapidamente. Geralmente, possuem aromas de frutas, devido à fermentação em temperatura mais alta. Trata-se de um processo antigo de fabricação, que fez com que as cervejas do tipo Ale fossem as únicas disponíveis até meados do século XIX, quando foi inventada a baixa fermentação (Lager).

Esse processo de alta fermentação ou fermentação à temperatura ambiente realça os sabores mais complexos, frutados e lupulados da cerveja. Por isso, são, em geral, cervejas mais encorpadas e vigorosas, mas que podem variar muito de uma marca para outra, com características que vão desde o doce ao amargo e das claras às escuras.

É uma cerveja de sabor mais acentuado e de teor alcoólico geralmente mais baixo, por causa da atividade da levedura que produz muitos componentes como os ésteres, que conferem grande variedade de sabores complexos de frutas e malte. As diferenças de estilo entre cervejas de fermentação alta são muito maiores, quando comparadas com as lagers, tendo a Stout, a English Pale Ale e a Trapista como as mais conhecidas.

 

Conheça nosso Curso Online Como Montar uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal

 

por Renato Rodrigues

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você