O que é cerveja artesanal?

É preciso entender o conceito de cerveja artesanal

Cervejas artesanais

Está na moda fabricar, comercializar e consumir cerveja artesanal, mas, afinal: O que é uma cerveja artesanal? Essa pergunta não tem uma resposta exata. Para tentar entendê-la, é preciso construir o conceito.

A cerveja – A cerveja é o produto da fermentação do açúcar de um cereal, como maltose ou dextrose, assim como o vinho é o produto da fermentação do açúcar de uma fruta. O cereal que mais se adaptou, produzindo cervejas de melhor qualidade, foi a cevada, que produz enzimas capazes de transformar o amido em açúcares fermentáveis.

De acordo com o Decreto Nº 6.871, de 4 de junho de 2009, “cerveja é a bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto cervejeiro oriundo do malte de cevada e água potável, por ação da levedura, com adição de lúpulo.”.

A palavra artesanal dá uma pista que esclarece um pouco mais a nossa pergunta: é aquilo próprio de artesão, fabricado por ele, segundo o dicionário da infopédia.  A cerveja artesanal, então, é fabricada de forma cuidadosa e de acordo com as técnicas desenvolvidas desde a época dos mosteiros na Europa e aprimoradas ao longo de séculos. Essas técnicas desenvolveram diversos tipos de cerveja que estão hoje no mercado e, diferente das cervejas produzidas pelas grandes cervejarias, mantêm a qualidade com aromas, cores e sabores únicos, que os consumidores apreciam.

Chegamos, por fim, à conclusão de que uma cerveja artesanal é uma cerveja feita de forma cuidadosa, com ingredientes selecionados e por profissionais cervejeiros que se dedicam a todo o processo de fabricação.


E, respondendo ao seu provável questionamento “Então, cerveja artesanal é a mesma coisa que cerveja caseira?”: não! Toda cerveja caseira é artesanal, mas nem toda cerveja artesanal é caseira. Existe produção industrializada em larga escala de cervejas artesanais, o que não significa que ela perca sua característica artesanal. Como dito, o processo de fabricação de cerveja artesanal é diferenciado, pois é milimetricamente acompanhado, desde as escolhas minuciosas dos ingredientes até a formação dos aromas, cores e sabores do produto final.




Conheça nosso Curso Online Como Montar uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal



Fonte: O Caneco – ocaneco.com.br



por Renato Rodrigues

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você