“O Brasil está entre os maiores consumidores e fabricantes de chocolate do mundo. Além de grandes indústrias voltadas para o mercado de chocolate, contamos ainda com a produção de pequenas fábricas que, com qualidade e sofisticação, atendem a um grande número de eventos, além de promover a distribuição em estabelecimentos locais”, afirma Cecília Leci Corrêa, professora do Curso CPT a Distância e Online Como Montar uma Pequena Fábrica de Produtos de Chocolate.
Investimento inicial
Para estimar o investimento inicial, é importante projetar o porte da fábrica de produtos de chocolate. No planejamento, deve ser considerado o montante para abrir a loja e uma reserva (capital de giro) para a manutenção dos negócios, principalmente nos primeiros meses. A projeção para gastos iniciais chega a R$30 mil (ou mais). Depende da região onde a estrutura será implantada.
No plano para a abertura da fábrica de chocolate devem ser considerados os gastos com a estrutura (instalações e reformas), maquinário, matéria-prima, veículos, contratação de funcionários efetivos ou terceirizados. Tudo deve ser organizado, detalhadamente, para que nada passe despercebido. Se necessário, invista em um software de gestão financeira para ajudá-lo nessa tarefa.
Regulamentação da fábrica
O empreendedor da fábrica de produtos de chocolate deve procurar um bom contador para providenciar a regulamentação da pequena fábrica de chocolate. Como se trata de um negócio voltado à alimentação, o empreendimento deve seguir todos os parâmetros estabelecidos pela RDC nº 245 de 21 de outubro de 2001 e Resolução nº 23 de 15 de março de 2000 (Anvisa), além da Portaria nº 326 de 30 de julho de 1997 (Ministério da Saúde).
Documentações, como: Licença da Vigilância Sanitária, Licença Prévia, Licença Ambiental Simplificada, Licença Ambiental de Recuperação, Licença de Instalação, Licença de Instalação e Operação, Licença de Operação e Recuperação e Licença de Operação são essenciais para o funcionamento da fábrica.
Perfil dos clientes
Montar uma fábrica de chocolates é um negócio promissor e rentável, principalmente por ser o chocolate um dos produtos mais consumidos no país. A demanda pelo produto é alta, com vendas durante todo o ano. Na Páscoa, as vendas alcançam índices altíssimos, o que garante um faturamento surpreendente. Entretanto, é indispensável primar pela qualidade da matéria-prima e, assim, fabricar produtos de chocolate diferenciados.
Em geral, os principais clientes de fábricas de produtos de chocolate são os supermercados. Neles, as vendas são realizadas em volumes elevados, o que permite ao dono da fábrica negociar preços mais acessíveis com esses clientes. Dessa forma, é possível manter os negócios sempre aquecidos e fluindo bem.
Diferencial dos produtos
Embora a concorrência seja acirrada, até mesmo com concorrentes internacionais (marcas de chocolates importados), há espaço para todos, com estimativas de ótimo faturamento. Entretanto, para ganhar um lugar ao sol no mercado, é fundamental apresentar um diferencial competitivo, como bom padrão de qualidade e preço acessível.
Dessa forma, mesmo as marcas de chocolate menos conhecidas conseguem se destacar. Atualmente, muitas dessas marcas são caseiras, comercializadas em padarias, delicatéssens e minimercados, com boa lucratividade mensal. Na verdade, investir em fábrica de produtos de chocolate é uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro.
Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Pequenas Indústrias.
Leia o artigo "Como fazer temperagem do chocolate para Ovos de Páscoa".
Fonte: novonegocio.com.br
Por Andréa Oliveira.
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77