Cães ideais para a terceira idade

Além de oferecer sua companhia, os cães trazem benefícios à saúde dos idosos

Idosos e cão

A presença de cães nos lares é cada vez mais comum, pois está comprovado que a convivência desses novos companheiros traz tranquilidade e bem-estar às pessoas, além de vários outros benefícios, como o combate à solidão, ajuda no equilíbrio emocional, no relaxamento e no auxílio a idosos e doentes.

Em relação ao último benefício, cães podem ser uma verdadeira terapia para os idosos que, já em idade avançada, precisam de uma companhia que promova o seu bem-estar. Mas, não é qualquer cão que proporcionará a qualidade de vida que eles precisam. Haja vista que idosos já não possuem muita energia e disposição diária para passeios e brincadeiras, o mais indicado nessas situações é que sejam cães pequenos e dóceis.

Então, quais as raças ideais para acompanhar os idosos? Segue a lista:


Beagle


Cão pequeno, amigável, calmo e dócil. É ideal para acompanhar em alguns exercícios e caminhadas leves. Além disso, seu pelo é de fácil manutenção, o que facilita os cuidados com ele.


Mini Schnauzer


Apesar de sua aparência ser parecida com a de um velhinho, a recomendação para idosos não tem nada a ver com a estética. É afetuoso, corajoso, obediente e gentil, garantindo que, além de dar carinho, protegerá o seu dono.


Bolognese


Esse cão parece um bichinho de pelúcia. É um cão fofo e calmo, que gosta muito de brincar e de carinho. Além disso, é muito apegado ao dono.


Yorkshire Terrier


De porte pequeno, sua personalidade vai além do seu tamanho. É muito amigável e amável, estando sempre a postos para entreter seu dono. Além disso, estão sempre alertas e são mais fáceis de treinar.


Lulu da Pomerânia


Uma das raças mais fofas que existem, também conhecido como Spitz Alemão, é extremamente amigável e inteligente. É uma raça de porte muito pequeno e leve. É um pouco oferecido, pois se dá com qualquer um que queira brincar com fazer carinho. Em compensação, é bastante afetuoso e dá pouco trabalho.


Pug


Há quem discorde que a aparência do pug é pura fofura. Seus olhos caídos e sua permanente cara de pidão fazem com que ele pareça estar querendo sua atenção e carinho a todo o tempo (e, é quase impossível dizer não, concorda?). Outra vantagem é que o Pug é facilmente adaptável, podendo acompanhar o dono na calmaria ou na agitação.


Shih Tzu


Fácil de lidar, também tem muita personalidade. Além disso, precisa de pouco para que seja feliz e leal ao dono: uma caminhada diária, um pouco de carinho e atenção. Apesar de ser muito enérgico, é também um bom vigia e muito amigável.


Maltês


Essa raça não é hiperativa e não fica pulando no dono que, no caso de algum idoso, pode fazê-lo cair e se machucar. De porte pequeno e pelo de fácil manutenção, é, ainda, fofinho e amoroso.





Conheça nossos Cursos Online na Área de PET:

Como Educar e Cuidar do Seu Cão
Adestramento de Cães
Banho e Tosa em Cães e Gatos – Infraestrutura, Banhos e Tosa Higiênica

 

Fonte: Msn Estilo de Vida – msn.com/pt-br/estilo-de-vida

 

por Renato Rodrigues

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você