Está chegando o verão e estamos entrando na época perfeita para a proliferação de pulgas e carrapatos: esses parasitas adoram os dias de sol, temperaturas altas e chuvas fortes. Por transmitirem muitas doenças, é preciso estar de olho no seu pet, para evitar que ele se contamine.
Alessandra Sayegh, professora do Curso Online UOV Primeiros Socorros para Cães e Gatos – Parada Respiratória e Cardíaca, Desmaios, Estado de Choque e Convulsões, alerta para o cuidado com a saúde dos animais domésticos, sendo importante observar as coceiras deles, para detectar a possível presença de parasitas.
Os carrapatos ficam aderidos à pele do cachorro, sugando seu sangue. Se esses parasitas estiverem infectados, inoculam, no sangue do cão, protozoários que causam anemia profunda e podem levar o cachorro à morte. Em algumas regiões, os carrapatos também podem transmitir para o humano a febre maculosa. Daí a importância de prevenir a infestação desses parasitas. Pulgas, por sua vez, caminham pelo corpo do animal e também provocam coceiras.
Outro detalhe é que os carrapatos colocam seus ovos na vegetação e também em frestas de paredes e pisos. Dessa forma, todos esses lugares têm que ser tratados, e não somente os cães. Quem tem na vizinhança terrenos com mato, criação de animais como cavalos e gado, pode sofrer com esses parasitas, pois são capazes de escalar muros e busca de alimento.
É muito fácil reconhecer os carrapatos. A remoção deles da pele do cão pode ser feita com uma pinça, tomando o cuidado de remover todo o parasita, para que suas presas não fiquem na pele do cão, causando irritação. Para quem não tem habilidade, é melhor aplicar um spray contra carrapatos sobre o parasita e aguardar ele cair, ou até mesmo passar vaselina no local e esfregar até que o bicho saia.
Mas, a melhor forma de combatê-los é prevenindo a entrada deles em sua casa. Confira algumas dicas para mantê-los longe do seu pet:
- A higiene do seu pet é fundamental para afastar esses parasitas. Banhos e tosas regulares, bem como produtos com a finalidade específica de prevenir e controlar o surgimento deles devem ser usados;
- Caso você note qualquer coisa fora do normal, não espere a próxima consulta, vá o mais rápido possível ao veterinário. A detecção precoce faz com que seja mais fácil livrar-se de carrapatos e pulgas;
- Sempre que retornar de passeios, examine seu pet e monitore o seu comportamento por algum tempo;
- Use somente produtos contra parasitas seguros para os animais;
- Ao contrário do que muita gente pensa, gatos também sofrem com a infestação de pulgas e carrapatos. Por isso, esteja atento a eles também;
- Examine qualquer “dobrinha” do seu animal, pois carrapatos costumam preferir esses locais, bem como entre os dedos e dentro das orelhas.
Conheça nossos Cursos Online da Área PET:
Primeiros Socorros para Cães e Gatos – Parada Respiratória e Cardíaca, Desmaios, Estado de Choque e Convulsões
Como Cuidar e Educar o seu Cão
Como Montar um Pet Shop com Banho, Tosa e Atendimento
Fonte: Pernambuco.cão – diariodepernambuco.com.br
por Renato Rodrigues
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77