Limpe a caixa de areia do seu gato de forma natural

Deve-se evitar algumas substâncias que podem ser nocivas aos gatos

Gato na areia

Gatos são animais independentes e astutos e, assim como os cães, colecionam milhares de apaixonados por todo o mundo. Mas, mais do que simplesmente ter um gato, é preciso estar atento aos cuidados de que eles precisam e à caixinha de areia utilizada por eles, que precisa ser limpa com frequência por questões de higiene.

Alessandra Sayegh, professora do Curso a Distância e Online CPT Banho e Tosa em Cães e Gatos – Infraestrutura, Banhos e Tosa Higiênica, explica que a falta de higiene na caixa de areia do gato pode criar um ambiente propício para microrganismos patógenos, que podem deixar o gato doente, além do mau odor.

Em primeiro lugar, é importante não utilizar produtos que sejam tóxicos, como é o caso da água sanitária. Com alguns “ingredientes” simples e que não são nocivos aos gatos é possível realizar a limpeza, como é o caso do bicarbonato de sódio, vinagre, ácido cítrico e bolinhas de argila.

Arrumar a areia

Para limpar e arrumar a caixa, deve-se depositar uma camada de aproximadamente 3cm de areia na caixa, pois camadas não muito espessas tendem a diminuir o mau cheiro. Após o animal usá-la, as fezes sólidas podem ser removidas para que ele possa usar a areia mais vezes, sem a necessidade de trocá-la completamente. Uma boa dica é remexer a areia para que ela sempre fique aerada.

As fezes coletadas devem ser descartadas no vaso sanitário e precisam de ser removidas diariamente. A caixa utilizada não precisa ser específica para esse fim e o tamanho pode variar de acordo com a preferência do gato, haja vista que alguns preferem caixas maiores. O ponto principal é ensiná-lo a utilizá-la.

Evite odores

Para evitar os odores ao trocar completamente a areia, pode-se despejar bicarbonato do fundo dela, pois ele ajuda a absorver odores e não incomodam o gato, uma vez que esses animais não gostam de cheiros fortes. Por isso, nunca utilize perfumes ou essências aromáticas. A caixa “completa” deve ser trocada ao menos duas vezes por semana.

Bolinhas de argila

As bolinhas de argila podem ser facilmente encontradas em supermercados ou lojas de jardinagem e auxiliam a saber qual a hora certa de trocar a areia do gato. Funcionam como absorventes para a urina do gato e indicam a necessidade de trocar a areia quando estão molhadas.

Esterilização

O vinagre pode desempenhar papel na esterilização da caixa e também é inofensivo aos animais, além de quase eliminar o odor da urina. Despeje no fundo da caixa de areia e certifique-se de que ele cobriu todos os cantos da caixa, deixando-o descansar por 30 minutos. Após esse período, descarte-o e utilize uma esponja molhada com água quente na caixa, secando-a para, por fim, poder colocar a areia novamente.

Água fervendo, ácido cítrico e até detergentes ecológicos também podem auxiliar na eliminação de odores da caixa. Para substituir a água sanitária, pode-se usar a água oxigenada na caixa após a lavagem, passando-a com uma esponja.

 


Conheça os Cursos a Distância e Online CPT da Área PET:

Banho e Tosa em Cães e Gatos – Infraestrutura, Banhos e Tosa Higiênica
Como Cuidar e Educar seu Cão
Adestramento de Cães

Fonte: Green Me – greenme.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2024. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você