Saúde bucal do seu pet: mitos e verdades

Confira alguns mitos e verdades sobre a saúde bucal do seu cachorro e fique atento

Cão babando

Quando se fala em saúde de cães, muitas pessoas costumam associar o assunto a doenças como intoxicação alimentar, sarna, raiva e problemas na gestação, por exemplo. É fato que todas essas enfermidades merecem atenção, porém, um cuidado que acaba passando despercebido e que pode, caso negligenciado, produzir consequências negativas para o animal é com a saúde bucal.

Lucas Bonoto, professor do Curso Online UOV Como Cuidar e Educar o seu Cão, explica que a saúde bucal não é importante apenas para evitar o mau hálito dos animais, como também para evitar o surgimento de algumas doenças.

Certamente não são todos os cães que aceitam a escovação tranquilamente e, por isso, a tarefa acaba se tornando estressante tanto para o dono quanto para o animal. Muitos donos, por não conseguirem escovar os dentes do seu cão sem levar algumas mordidas e por não saberem da real importância para o animal dessa escovação, acabam deixando essa atividade de lado.

Em todos os casos, é preciso manter a saúde bucal do seu pet. Se ele não deixa você fazer a escovação, procure um médico veterinário regularmente para que o animal possa passar pela limpeza bucal.

Confira a seguir alguns mitos e verdades sobre a higiene bucal dos cachorros:

1 A higiene bucal evita outros problemas de saúde do animal.

VERDADE. Além de provocar inflamações na gengiva, a falta de higienização bucal do animal também pode evoluir para ume gengivite grave, além de provocar a reabsorção do osso alveolar e até perda dos dentes. O acúmulo de bactérias nos dentes também pode fazer com que esses agentes patológicos caiam na corrente sanguínea do animal, levando a alterações sistêmicas.

2 Deve-se escovar os dentes do cachorro todos os dias.

VERDADE. A placa bacteriana pode se formar em apenas 12 horas, o que faz com que seja necessário escovar os dentes do animal todos os dias, assim como nós o fazemos. Recomenda-se escovar os dentes à noite, quando o animal já tenha realizado todas suas refeições, estando mais sonolento e cansado. Para cães mais agitados, que são resistentes à escovação, é possível oferecer petiscos, ossinhos e enxaguantes bucais, que também auxiliam na limpeza dos dentes deles.

3 A rotina não importa, o que importa é escovar.

MITO. Realizando a escovação todo dia e no mesmo horário, o animal se acostumará mais com o procedimento, sendo cada vez mais fácil realizá-lo.

4 É possível utilizar produtos de uso humano de vez em quando.

MITO. As escovas para cachorros são diferentes das humanas e feitas para esse objetivo, pois evitam que a gengiva do pet seja machucada. Ao contrário da gente, os animais ingerem a pasta enquanto estão sendo escovados, por isso não se deve realizar a escovação com pasta de dente humana, que pode ser tóxica para o animal.

5 É normal o cachorro ter bafo.

MITO. Mau hálito é sinal de que algo não está correto. Animais, pela falta de higiene bucal, podem desenvolver a halitose, que é o famoso “bafo”. Ela é sinal de que há proliferação de bactérias na boca do seu animal, que provocam o mau odor. Em animais com a saúde bucal em dia, mas que, mesmo assim apresentem bafo, deve-se consultar um veterinário, pois a cauda da halitose pode ser gástrica ou também endócrina.



Conheça nossos Cursos Online da Área PET:

Como Cuidar e Educar o seu Cão
Como Montar um Pet Shop com Banho, Tosa e Atendimento
Primeiros socorros para Cães e Gatos – Parada Respiratória e Cardíaca, Desmaios, Estado de Choque e Convulsões

Fonte: Cobasi Blog – blog.cobasi.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você