Artigos sobre a área Piscicultura

Alimentação de peixes criados em cativeiro

Nos últimos anos a produção de peixes tem crescido significativamente, ultrapassando a barreira das 650 mil toneladas de peixes produzidas durante o ano. Essa grande produção movimenta mais de 4 bilhões de reais no país e é responsável por uma infinidade de empregos diretos e indiretos.

Alevinos: criação e manejo

Na piscicultura, a produção de alevinos assume papel de destaque para a criação de peixes. Muitos criadores preferem não trabalhar com essa etapa, adquirindo somente peixes adultos e trabalhando com o processo de engorda. Porém, investir na produção de alevinos pode ser uma ótima escolha, dado que, nessa fase, o investimento é menor.

A Apiterapia: tratamento através de picadas de abelha

Muitas pessoas entram em pânico ao ver uma abelha devido à sua picada, que é dolorida e, em casos de alérgicos, pode causar reações graves, chegando a ter a saúde comprometida. Porém, essas picadas que tanto preocupam uns, podem ser a solução para outros, trabalhando na cura de várias doenças.

Como investir em piscicultura e obter lucro?

Trabalhar com a criação e produção de peixes em escala comercial tem sido a aposta de muitos para obter renda e superar de vez a crise financeira. Tal aposta pode render bons lucros, caso seja pensada, planejada e executada com atenção e cuidado.

Confira boas práticas de manejo para aquicultura

Ao lidar com a produção de organismos aquáticos, como peixes, é importante estar atento às boas práticas de manejo para a aquicultura, ou BPM. Elas determinam medidas simples e eficazes para otimizar o funcionamento do viveiro e garantir uma produção correta e lucrativa, além de ajudar ao meio ambiente, evitando e prevenindo impactos ambientais.

Alimentação de peixes em tanques-rede

Os peixes confinados nos tanques-rede têm acesso restrito ao alimento natural disponível no ambiente. Portanto, a nutrição depende totalmente da ração fornecida pelo tratador. Do ponto de vista nutricional, a ração para peixes deve ser completa e balanceada, objetivando suprir todas as exigências.

Será que do peixe tudo pode ser aproveitado?

A piscicultura é uma atividade rentável, a ponto de fazer com que, em algumas regiões, onde se produzia exclusivamente a soja, os produtores se propusessem a diversificar suas atividades, incluindo a piscicultura como mais uma fonte de renda.

Produção de tilápia: vantagens e aspectos legais

O peixe é um alimento nutritivo e deve ser consumido, pelo menos, duas vezes por semana, intercalado com a carne, bovina, suína e de aves. Mas, apesar da grande extensão do litoral brasileiro, a indústria pesqueira do país é modesta, fato que tem contribuído para que a criação de peixes desponte como um negócio promissor.

Manejo de tilápias criadas em tanques-rede

De acordo com o relatório anual de Produção da Pecuária, do IBGE, a piscicultura está crescendo e a tilápia é a espécie mais cultivada, ultrapassando 169 toneladas produzidas em um ano. A melhor forma de cultivá-la é por meio de tanques-rede, que garantem o rendimento ideal de cada indivíduo.

Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você