Trabalhar com a criação e produção de peixes em escala comercial tem sido a aposta de muitos para obter renda e superar de vez a crise financeira. Tal aposta pode render bons lucros, caso seja pensada, planejada e executada com atenção e cuidado.
Nos últimos anos a produção de peixes tem crescido significativamente, ultrapassando a barreira das 650 mil toneladas de peixes produzidas durante o ano. Essa grande produção movimenta mais de 4 bilhões de reais no país e é responsável por uma infinidade de empregos diretos e indiretos.
Dado que o Brasil é um dos maiores consumidores de peixe do mundo, essa produção tende a crescer, concentrando a maior parte de sua produção nos estados de Paraná, Rondônia e São Paulo, que, juntos, representam aproximadamente 1/3 da produção brasileira.
Ainda que para investimento inicial o custo seja um pouco elevado, a piscicultura é uma atividade segura e fácil de ser executada. O primeiro passo é a construção dos tanques e a busca por água de qualidade (com pH, oxigênio e temperatura adequados), haja vista que os peixes dependem dela e podem ter seu desenvolvimento afetado em caso de serem criados em água de baixa qualidade. Depois, basta definir a espécie que mais se adapte às condições do local onde pretende desenvolvê-la e o tipo de sistema (monocultivo ou policultivo).
Para iniciar a criação, é hora de colocar a mão na massa água!
Solo
O solo mais adequado para piscicultura é o que possua, em média, 38% de argila. Solos muito argilosos se racham com mais facilidade quando estão secos. O terreno deve estar levemente inclinado, entre 2 e 5%.
Alevinos
Os alevinos adquiridos inicialmente devem estar saudáveis. Um alevino doente pode prejudicar outros e até o tanque inteiro.
Água
A temperatura ideal é aproximadamente 28°C para criar peixes, podendo variar para 20°C em tempos frios e 30°C em tempos quentes.
Alimento
É importante conhecer bem a espécie que se pretende criar para ficar por dentro das exigências nutricionais dela. O alimento correto garante um desenvolvimento de forma mais rápida e mais saudável.
Conheça nossos Cursos Online da Área Piscicultura:
Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura
Nutrição e Alimentação de Peixes
Produção de Alevinos
Fonte: Sansuy - lojasansuyblog.com.br
por Renato Rodrigues
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2022. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77