Como investir em piscicultura e obter lucro?

O ramo da piscicultura é promissor para os criadores

Piscicultor

Trabalhar com a criação e produção de peixes em escala comercial tem sido a aposta de muitos para obter renda e superar de vez a crise financeira. Tal aposta pode render bons lucros, caso seja pensada, planejada e executada com atenção e cuidado.

Nos últimos anos a produção de peixes tem crescido significativamente, ultrapassando a barreira das 650 mil toneladas de peixes produzidas durante o ano. Essa grande produção movimenta mais de 4 bilhões de reais no país e é responsável por uma infinidade de empregos diretos e indiretos.

Dado que o Brasil é um dos maiores consumidores de peixe do mundo, essa produção tende a crescer, concentrando a maior parte de sua produção nos estados de Paraná, Rondônia e São Paulo, que, juntos, representam aproximadamente 1/3 da produção brasileira.

Ainda que para investimento inicial o custo seja um pouco elevado, a piscicultura é uma atividade segura e fácil de ser executada. O primeiro passo é a construção dos tanques e a busca por água de qualidade (com pH, oxigênio e temperatura adequados), haja vista que os peixes dependem dela e podem ter seu desenvolvimento afetado em caso de serem criados em água de baixa qualidade. Depois, basta definir a espécie que mais se adapte às condições do local onde pretende desenvolvê-la e o tipo de sistema (monocultivo ou policultivo).

Para iniciar a criação, é hora de colocar a mão na massa água!


Solo


O solo mais adequado para piscicultura é o que possua, em média, 38% de argila. Solos muito argilosos se racham com mais facilidade quando estão secos. O terreno deve estar levemente inclinado, entre 2 e 5%.


Alevinos


Os alevinos adquiridos inicialmente devem estar saudáveis. Um alevino doente pode prejudicar outros e até o tanque inteiro.


Água


A temperatura ideal é aproximadamente 28°C para criar peixes, podendo variar para 20°C em tempos frios e 30°C em tempos quentes.


Alimento


É importante conhecer bem a espécie que se pretende criar para ficar por dentro das exigências nutricionais dela. O alimento correto garante um desenvolvimento de forma mais rápida e mais saudável.




Conheça nossos Cursos Online da Área Piscicultura:

Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura
Nutrição e Alimentação de Peixes
Produção de Alevinos



Fonte: Sansuy - lojasansuyblog.com.br


por Renato Rodrigues

Sugestão de Curso

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você