Manejo da alimentação: o segredo do sucesso das pisciculturas

A alimentação é a etapa principal da criação de peixes em pisciculturas. Compreender e manejar corretamente o alimento desses peixes é o segredo para o sucesso da criação

Manejo da alimentação: o segredo do sucesso das pisciculturas   Artigos Cursos UOV

 

A alimentação é a etapa principal da criação de peixes em pisciculturas. Neste sentido, no alimento que esses animais recebem devem estar contidos todos os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável e expressivo, de acordo com o tamanho e o estágio de desenvolvimento em que os peixes se encontram.

“Compreender e manejar corretamente o alimento desses peixes é o segredo para o sucesso da criação”, afirma Giovanni Resende, Zootecnista, Mestre e Doutor em Aquicultura, Pesquisador da EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) e que atua como pesquisador, instrutor e consultor técnico na área de piscicultura.

A exigência alimentar é diferente em cada uma das fases de desenvolvimento, que pode ser dividida em quatro etapas: 0 a 20 dias, 20 a 45 dias, 46 a 120 dias e 121 a 210 dias. É importante saber que a deficiência de um único nutriente pode comprometer o crescimento e a sanidade dos peixes cultivados.

Ao contrário do que muitos imaginam, não se pode generalizar as recomendações quanto à nutrição de peixes. A formulação da dieta deve ser realizada por especialistas. Ela deve ser balanceada com o objetivo principal de suprir as necessidades nutricionais dos peixes com base nos sistemas de criação.

Dada a necessidade de cada espécie, os alimentos devem estar compostos equilibradamente de nutrientes, vitaminas, minerais, oligo-elementos e fibras alimentares, todos de igual importância para eles. Veja:


- Fibras
As fibras alimentares são responsáveis pela regulagem do intestino dos peixes, evitando a paralisia. Essa paralisia ocorre quando há oferta em demasia de alimentos pobres em fibras alimentares, como coração de boi.

- Hidratos de carbono
Os hidratos de carbono e gorduras dão energia aos peixes. Porém, em excesso, a gordura pode causar lesões nos órgãos do peixe por se depositarem neles. Os dois devem estar sempre em equilíbrio para garantir a absorção e digestão adequada pelo organismo dos peixes.

- Proteínas
Responsáveis por promover o crescimento muscular, as proteínas também são energéticas. No processo de digestão dos peixes, as cadeias de aminoácidos são quebradas e transformadas em aminoácidos isolados que são novamente ligados pelo organismo dos peixes.

- Minerais
Os minerais funcionam como formadores do esqueleto dos peixes, como é o caso do cálcio.

- Oligoelementos
Já os oligoelementos devem ser oferecidos em pequenas quantidades, porém, são essenciais para o funcionamento das enzimas, que são consideradas “ferramentas” do organismo.

- Vitaminas
As vitaminas podem estar dispostas em complexos vitamínicos, que devem ser muito bem pensados. Todas são essenciais e a falta de alguma delas pode causar danos à saúde dos peixes. A vitamina A, por exemplo, trabalha na visão. Além dela, a B1, B2, B5, B6, B12, C, D3, E, H, K e Colina também trabalham no bom funcionamento e desenvolvimento do organismo dos peixes.

É importante saber equilibrar cada nutriente, pois tanto a falta quanto o excesso de algum deles pode comprometer o desenvolvimento dos peixes e, em alguns casos, provocar a perda de toda a criação.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Na prática, é assim que acontece a reprodução artificial de peixes
- Vai produzir alevinos? Dica: atenção especial à qualidade da água!
- Por que investir na produção de alevinos?

Quer saber mais sobre o assunto? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos Online da UOV.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você