Produção de alevinos: confira dicas essenciais

O treinamento alimentar tem o objetivo de fazer com que os alevinos se alimentem com ração farelada balanceada

Produção de alevinos: confira dicas essenciais

“O produtor de alevinos dedica-se à reprodução, larvicultura, criação e comercialização de alevinos (após passarem por treinamento alimentar). Este último tem o objetivo de fazer com que os alevinos se alimentem com ração farelada balanceada (conforme a espécie). Tudo para facilitar o início da recria e a condução da engorda, para que os peixes alcancem alto potencial de desenvolvimento”, afirma Elziane Sandrim, professora do Curso CPT a Distância e Online Produção de Alevinos.

Espécies para produção de alevinos


O piscicultor pode optar entre várias espécies de peixes para produzir alevinos, como peixes de clima frio ou temperado (a truta obtém destaque, principalmente nas regiões serranas do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo); peixes ornamentais (exclusivos à prática da aquariofilia, com criatórios em São Paulo e Minas Gerais); e peixes tropicais (como tilápia, tambaqui e pacu, comercializados em pesque-pagues).

Controle da temperatura dos tanques


Os peixes são pecilotérmicos, ou seja, a sua temperatura corporal se adapta à temperatura do ambiente. As alterações da temperatura impactam diretamente no metabolismo dos alevinos. Acima da faixa ideal, a temperatura pode interromper o desenvolvimento dos alevinos e, consequentemente, aumentar as taxas de mortalidade, com grandes perdas econômicas ao piscicultor. Portanto, o controle e monitoramento da temperatura dos tanques é obrigatório.

Monitoramento do pH da água


Outro aspecto fundamental para o sucesso da produção de alevinos é o monitoramento do pH da água (ácido = abaixo de 7,0; básico = acima de 7,0; e neutro = igual a 7,0). Ele indica a concentração dos íons de hidrogênio na água. As variações no pH podem afetar o metabolismo dos alevinos e comprometer o seu desenvolvimento. Daí a extrema necessidade de monitorar a sua concentração por meio do peagâmetro (medidor de pH).

Verificação do oxigênio dissolvido


Para manutenção da vida dos alevinos no tanque, é importante verificar constantemente a concentração de oxigênio dissolvido na água. Se ela estiver abaixo da recomendada, o piscicultor deve realizar alguns procedimentos essenciais (como utilizar aeradores nos tanques, renovar a água e diminuir as adubações orgânicas) para que os valores se aproximem do ideal.

Quando as larvas chegam à fase pós-larva


As larvas de peixes apresentam uma fase de desenvolvimento, na qual reduzem seu movimento e se concentram no fundo do tanque. Nesse momento, o produtor de alevinos deve abastecer a incubadora com água bem oxigenada. Quando a larva começa a nadar em busca de alimento, é porque ela chegou à fase pós-larva, que leva entre 4 e 8 dias, período em que deve receber alimentação externa.

Calagem e adubação na alevinagem


Antes de receber as pós-larvas, o piscicultor deve realizar a calagem do tanque para corrigir o pH da água (próximo a 7,0). Nessa fase, a adubação orgânica deve se concentrar no centro do tanque. Dessa forma, evita-se o alto índice de mortalidade resultante da fermentação da matéria orgânica. Já os alimentos naturais podem ser obtido do capim seco disposto às margens do tanque.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Piscicultura.

Leia o artigo "Alevinos: criação e manejo."

Fonte: cpt.com.br

Por Andréa Oliveira.

 

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você