A piscicultura é uma atividade rentável, a ponto de fazer com que, em algumas regiões, onde se produzia exclusivamente a soja, os produtores se propusessem a diversificar suas atividades, incluindo a piscicultura como mais uma fonte de renda.
Há um cenário positivo para a piscicultura, tanto em termos econômicos quanto conjunturais. Nos últimos anos, tem-se presenciado ações de investimento em tanques, nutrição, genética, porém, os investimentos para processamento dos subprodutos do pescado ainda são baixos.
Da mesma forma que é possível aproveitar todos os subprodutos do bovino, suíno e frango, o mesmo acontece com o peixe: a carne é retirada em forma de filé ou posta, da pele se tem o couro por meio do processo de curtimento, a carcaça pode ser utilizada para produção de ração animal e vísceras, cabeça, couro e carne descartada são aproveitados para a produção de óleo de peixe. Segundo Elisabete Maria Macedo Viegas e Maria Luiza Rodrigues de Souza Franco, professoras do Curso Online Técnicas de Processamento de Peixes da Universidade Online de Viçosa, “Ao se fazer o processamento, está-se agregando valor ao pescado, que, de matéria-prima perecível, passa a ser um produto com maior vida útil e com novas opções de consumo.” Entretanto, a indústria brasileira de pescado ainda não enxerga o real valor desses resíduos, mesmo muitas pesquisas já demostrando que a sustentabilidade econômica do segmento depende do aproveitamento dos resíduos para aumentar o rendimento do produtor.
São inúmeros os produtos gerados a partir dos resíduos de peixe, como falado anteriormente, mas a diferença é que estes ainda contam com um valor nutricional muito superior aos subprodutos dos outros animais. Desse modo, a resposta para o questionamento central aqui discutido é sim, é possível aproveitar todos os resíduos do pescado. O que falta é as empresas do ramo investirem na obtenção dos subprodutos e tornar a indústria brasileira de pescado ainda mais lucrativa.
Conheça mais sobre o assunto adquirindo os Cursos Online da Universidade Online de Viçosa da área de Piscicultura
Curso Online Técnicas de Processamento de Peixes
Curso Online Criação de Peixes - Como Implantar uma Piscicultura
Curso Online Nutrição e Alimentação de Peixes
Fonte: Portal do Pescado - portaldopescado.blogspot.com.br
Por Bruna Falcone Zauza
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77