Será que do peixe tudo pode ser aproveitado?

A indústria brasileira de pescado ainda não enxerga o real valor dos resíduos do pescado

Peixes

A piscicultura é uma atividade rentável, a ponto de fazer com que, em algumas regiões, onde se produzia exclusivamente a soja, os produtores se propusessem a diversificar suas atividades, incluindo a piscicultura como mais uma fonte de renda.

Há um cenário positivo para a piscicultura, tanto em termos econômicos quanto conjunturais. Nos últimos anos, tem-se presenciado ações de investimento em tanques, nutrição, genética, porém, os investimentos para processamento dos subprodutos do pescado ainda são baixos.

Da mesma forma que é possível aproveitar todos os subprodutos do bovino, suíno e frango, o mesmo acontece com o peixe: a carne é retirada em forma de filé ou posta, da pele se tem o couro por meio do processo de curtimento, a carcaça pode ser utilizada para produção de ração animal e vísceras, cabeça, couro e carne descartada são aproveitados para a produção de óleo de peixe. Segundo Elisabete Maria Macedo Viegas e Maria Luiza Rodrigues de Souza Franco, professoras do Curso Online Técnicas de Processamento de Peixes da Universidade Online de Viçosa, “Ao se fazer o processamento, está-se agregando valor ao pescado, que, de matéria-prima perecível, passa a ser um produto com maior vida útil e com novas opções de consumo.” Entretanto, a indústria brasileira de pescado ainda não enxerga o real valor desses resíduos, mesmo muitas pesquisas já demostrando que a sustentabilidade econômica do segmento depende do aproveitamento dos resíduos para aumentar o rendimento do produtor.

São inúmeros os produtos gerados a partir dos resíduos de peixe, como falado anteriormente, mas a diferença é que estes ainda contam com um valor nutricional muito superior aos subprodutos dos outros animais. Desse modo, a resposta para o questionamento central aqui discutido é sim, é possível aproveitar todos os resíduos do pescado. O que falta é as empresas do ramo investirem na obtenção dos subprodutos e tornar a indústria brasileira de pescado ainda mais lucrativa.

 

Conheça mais sobre o assunto adquirindo os Cursos Online da Universidade Online de Viçosa da área de Piscicultura

Curso Online Técnicas de Processamento de Peixes

Curso Online Criação de Peixes - Como Implantar uma Piscicultura

Curso Online Nutrição e Alimentação de Peixes

 

Fonte: Portal do Pescado - portaldopescado.blogspot.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

Sugestão de Curso

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você