Vai produzir alevinos? Dica: atenção especial à qualidade da água!

A qualidade da água interver na maturação das gônadas, no desenvolvimento embrionário, na sobrevivência das larvas e no crescimento econômico dos peixes

Vai produzir alevinos? Dica: atenção especial à qualidade da água!   Artigos Cursos UOV

 

Os peixes de água doce, apesar de serem mais tolerantes a variações ambientais que os peixes exclusivamente marinhos, procuram ambientes aquáticos onde encontram maior conforto, em águas mais ou menos quentes, com pH mais adequado ao seu metabolismo e em diferentes concentrações de sais.

“No ambiente de cultivo, devemos reproduzir essas condições ambientais para que possamos obter as melhores produtividades, visto que a qualidade da água interver na maturação das gônadas, no desenvolvimento embrionário, na sobrevivência das larvas e no crescimento econômico dos peixes”, afirma Dr. Manuel Braz, Graduado em Zootecnia pela Universidade de São Paulo - USP, consultor em aquicultura, piscicultura e ranicultura.

Em um século de atividade industrial, a emissão de CO2 promoveu a diminuição do pH em 0,1 nos oceanos, o que numa escala logarítmica representa um aumento em 10% da concentração de íons H+, e também ocorre na água doce utilizada para a criação de organismos aquáticos.

Poluição urbana, adubos utilizados inadequadamente na agricultura e agrotóxicos aplicados de forma incorreta contaminam os mananciais, tornando importante a escolha do local de captação, principalmente para estruturas de reprodução e alevinagem. Felizmente, temos conhecimento e tecnologia para fazer o controle e a remediação em casos de anormalidades, sendo o conhecimento da qualidade da água a ser utilizada nas instalações o primeiro passo para o sucesso na produção de formas jovens.

Possuindo uma fonte adequada de água e, ou utilizando sistemas de recirculação, passamos a nos ocupar com os metabólitos gerados pelos organismos cultivados e pelas algas e bactérias que compartilham o mesmo ambiente.

A interação água, solo e seres vivos é a chave do sucesso na produção de quaisquer organismos aquáticos e as atividades químicas e biológicas desencadeadas por eles é que possibilitam não só a sobrevivência, mas uma produção econômica e com qualidade dos produtos gerados.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Na prática, é assim que acontece a reprodução artificial de peixes
- Manejo da alimentação: o segredo do sucesso das pisciculturas
- Por que investir na produção de alevinos?

Quer saber mais sobre o curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Matéria(s) relacionada(s):


 - Por que investir na produção de alevinos?

Conheça os Cursos Online da UOV.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você