Os peixes de água doce, apesar de serem mais tolerantes a variações ambientais que os peixes exclusivamente marinhos, procuram ambientes aquáticos onde encontram maior conforto, em águas mais ou menos quentes, com pH mais adequado ao seu metabolismo e em diferentes concentrações de sais.
“No ambiente de cultivo, devemos reproduzir essas condições ambientais para que possamos obter as melhores produtividades, visto que a qualidade da água interver na maturação das gônadas, no desenvolvimento embrionário, na sobrevivência das larvas e no crescimento econômico dos peixes”, afirma Dr. Manuel Braz, Graduado em Zootecnia pela Universidade de São Paulo - USP, consultor em aquicultura, piscicultura e ranicultura.
Em um século de atividade industrial, a emissão de CO2 promoveu a diminuição do pH em 0,1 nos oceanos, o que numa escala logarítmica representa um aumento em 10% da concentração de íons H+, e também ocorre na água doce utilizada para a criação de organismos aquáticos.
Poluição urbana, adubos utilizados inadequadamente na agricultura e agrotóxicos aplicados de forma incorreta contaminam os mananciais, tornando importante a escolha do local de captação, principalmente para estruturas de reprodução e alevinagem. Felizmente, temos conhecimento e tecnologia para fazer o controle e a remediação em casos de anormalidades, sendo o conhecimento da qualidade da água a ser utilizada nas instalações o primeiro passo para o sucesso na produção de formas jovens.
Possuindo uma fonte adequada de água e, ou utilizando sistemas de recirculação, passamos a nos ocupar com os metabólitos gerados pelos organismos cultivados e pelas algas e bactérias que compartilham o mesmo ambiente.
A interação água, solo e seres vivos é a chave do sucesso na produção de quaisquer organismos aquáticos e as atividades químicas e biológicas desencadeadas por eles é que possibilitam não só a sobrevivência, mas uma produção econômica e com qualidade dos produtos gerados.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Na prática, é assim que acontece a reprodução artificial de peixes
- Manejo da alimentação: o segredo do sucesso das pisciculturas
- Por que investir na produção de alevinos?
Quer saber mais sobre o curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Matéria(s) relacionada(s):
- Por que investir na produção de alevinos?
Conheça os Cursos Online da UOV.
Por Silvana Teixeira.
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77