“Cultivar plantas medicinais com fins comerciais requer planejamento e conhecimento de técnicas determinantes para a boa produtividade. Dois fatores, que impactam diretamente na qualidade das ervas medicinais, são a colheita e a secagem. Ambos devem ser criteriosamente planejados para garantir a integridade dos princípios ativos das plantas”, afirma André Furtado, professor do Curso CPT a Distância e Online Produção Comercial de Plantas Medicinais.
Sobre a colheita
Preferencialmente, a colheita das plantas medicinais deve ser realizada no início da floração, momento em que apresentam alto teor de óleos essenciais. No caso da camomila, a colheita nessa fase também evita que as flores da planta caiam ao secarem.
A colheita deve ser feita pela manhã, com o clima seco, de céu azul, após a evaporação do orvalho. Tal recomendação facilita a posterior secagem da erva. Os galhos devem ser cortados na base da planta para estimular a brotação.
Sobre a secagem
Existem dois procedimentos para a secagem das plantas medicinais. No primeiro, os galhos são separados e dispostos em superfície plana. No segundo, forma-se um ramo, com poucos galhos da erva, e amarra-se com uma corda. Este é pendurado até que os galhos sequem por completo.
É indispensável que o local de secagem das ervas não receba luz direta do sol. Mas este deve ser bem ventilado, seco e quente. Tais fatores contribuem com a secagem adequada das ervas medicinais.
Secagem caseira
Para quem pretende fazer a secagem das ervas medicinais em casa, uma boa opção é o forno convencional, principalmente em regiões com alta umidade. Embora parte dos óleos essenciais se perca no processo, o aroma e o sabor permanecem.
A temperatura ideal para a secagem deve ser de 100°C. É importante que os galhos da planta medicinal sejam cobertos com papel manteiga. Outra recomendação é conferir a consistência continuamente até que as ervas fiquem quebradiças.
Como armazená-las?
Assim que os galhos estiverem secos, retire cuidadosamente as folhinhas da planta medicinal. Em seguida, acondicione-as em potes hermeticamente fechados, para garantir uma boa conservação (por até seis meses), e evitar a entrada de umidade.
Os potes devem ser armazenados em local seco, distante da luz solar. No início, se houver condensação nos vidros é porque a erva não foi devidamente seca. Nesse caso, coloque-a em uma superfície plana para terminar de secar.
Como usá-las?
As plantas medicinais devem ser usadas com sabedoria e moderação. O boldo, por exemplo, pode ser tóxico se ministrado em exagero. O chá é a forma mais comum de usar as ervas medicinais com fins terapêuticos. Normalmente, uma colher (chá) de ervas secas corresponde a uma colher (sopa) de ervas frescas.
Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Plantas Medicinais.
Leia o artigo "Conheça as principais plantas medicinais."
Fonte: jardimdomundo.com
Por Andréa Oliveira.
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Ganhe dinheiro oferecendo nossos cursos, softwares e livros, por meio de links, banners ou outras formas de anúncios na internet.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77