Colheita e secagem de plantas medicinais

A colheita e a secagem devem ser criteriosamente planejadas para garantir a integridade dos princípios ativos das plantas medicinais

Colheita e secagem de plantas medicinais

Cultivar plantas medicinais com fins comerciais requer planejamento e conhecimento de técnicas determinantes para a boa produtividade. Dois fatores, que impactam diretamente na qualidade das ervas medicinais, são a colheita e a secagem.

Ambos devem ser criteriosamente planejados para garantir a integridade dos princípios ativos das plantas”, afirma André Furtado, professor do Curso Produção Comercial de Plantas Medicinais.


Sobre a colheita


Preferencialmente, a colheita das plantas medicinais deve ser realizada no início da floração, momento em que apresentam alto teor de óleos essenciais. No caso da camomila, a colheita nessa fase também evita que as flores da planta caiam ao secarem.

A colheita deve ser feita pela manhã, com o clima seco, de céu azul, após a evaporação do orvalho. Tal recomendação facilita a posterior secagem da erva. Os galhos devem ser cortados na base da planta para estimular a brotação.

Sobre a secagem


Existem dois procedimentos para a secagem das plantas medicinais. No primeiro, os galhos são separados e dispostos em superfície plana. No segundo, forma-se um ramo, com poucos galhos da erva, e amarra-se com uma corda. Este é pendurado até que os galhos sequem por completo.

É indispensável que o local de secagem das ervas não receba luz direta do sol. Mas este deve ser bem ventilado, seco e quente. Tais fatores contribuem com a secagem adequada das ervas medicinais.

Secagem caseira


Para quem pretende fazer a secagem das ervas medicinais em casa, uma boa opção é o forno convencional, principalmente em regiões com alta umidade. Embora parte dos óleos essenciais se perca no processo, o aroma e o sabor permanecem.

A temperatura ideal para a secagem deve ser de 100°C. É importante que os galhos da planta medicinal sejam cobertos com papel manteiga. Outra recomendação é conferir a consistência continuamente até que as ervas fiquem quebradiças.

Como armazená-las?


Assim que os galhos estiverem secos, retire cuidadosamente as folhinhas da planta medicinal. Em seguida, acondicione-as em potes hermeticamente fechados, para garantir uma boa conservação (por até seis meses), e evitar a entrada de umidade.

Os potes devem ser armazenados em local seco, distante da luz solar. No início, se houver condensação nos vidros é porque a erva não foi devidamente seca. Nesse caso, coloque-a em uma superfície plana para terminar de secar.

Como usá-las?


As plantas medicinais devem ser usadas com sabedoria e moderação. O boldo, por exemplo, pode ser tóxico se ministrado em exagero. O chá é a forma mais comum de usar as ervas medicinais com fins terapêuticos. Normalmente, uma colher (chá) de ervas secas corresponde a uma colher (sopa) de ervas frescas.


Gostou do assunto? Leia também o artigo "Conheça as principais plantas medicinais."
Conheça os Cursos da Área Plantas Medicinais.
Por Andréa Oliveira.
Fonte: jardimdomundo.com

 

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Comentários

Jucelaine Bilhalba

11 de mar de 2024

Me interessa muito o assunto ervas medicinais leio sobre sempre sua matéria foi em esclarecedora

Resposta do Portal Cursos UOV

11 de mar de 2024

Olá, Jucelaine Bilhalba! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Em breve, um de nossos consultores entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada. Nosso DDD é 31.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Antonieta Saraiva Ferreira de Souza

26 de jul de 2022

Ótimo maravilhoso documentario pois as plantas e vida e saúde para nós

Resposta do Portal Cursos UOV

15 de set de 2022

Olá, Antonieta.

Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso artigo!! Sempre buscamos produzir conteúdos relevantes para o nosso público.

Atenciosamente,

Equipe CPT

jose ricardo almeida dos santos

16 de mai de 2020

Olá CPT gostaria de perguntar se vocês parcelam no boleto bancário???

Resposta do Portal Cursos UOV

19 de mai de 2020

Olá, José Ricardo

Como vai?

Agradecemos sua visita em nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre as formas de pagamentos para aquisição de nossos cursos, que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika Lopes


Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2024. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você