Conheça benefícios da pimenta-do-reino

A pimenta-do-reino proporciona mais benefícios ao nosso organismo do que você imagina

Pimenta-do-reino

Barachisio Lisboa, professor do Curso Online UOV Produção e Processamento de Pimenta-do-reino, explica que, por ser uma planta tropical com preferências por clima quente e úmido, a pimenta-do-reino é cultivada em vários estados do Brasil. Possui ótima aceitação na culinária brasileira, podendo ser utilizada sob diversas formas.

Além disso, a pimenta-do-reino, também conhecida como pimenta-preta, proporciona diversos benefícios ao nosso organismo dando, além de sabor, saúde aos nossos pratos. Conheça a seguir alguns dos benefícios desse condimento tão utilizado na nossa culinária:

Sistema digestivo

Essa pimenta auxilia o sistema digestivo humano, pois aumenta a secreção do ácido clorídrico no estômago, favorecendo a digestão. Isso evita problemas como a prisão de ventre, diarreia e cólicas. Ainda, também é um ingrediente carminativo, isto é, promove a eliminação de gases de forma saudável e inibe a formação de mais gases.

Emagrecimento

Para quem deseja emagrecer, a pimenta-do-reino, além de uma dieta equilibrada, é uma excelente aliada. Isso porque a cama externa dos grãos auxilia na quebra de células de gordura que, quando estão quebradas, acabam sendo processadas pelo corpo, em vez de ficarem armazenadas. Também atua como termogênico, ajudando o corpo a queimar calorias.

Saúde neurológica

Uma das principais substâncias da pimenta, a piperina, auxilia na diminuição do enfraquecimento da memória e do mau funcionamento cognitivo. Acredita-se que isso se deva ao fato de que esse componente estimula os caminhos químicos do cérebro.

Saúde respiratória

Por conta de suas propriedades anti-inflamatórias e antiexpectorantes, a pimenta pode ter efeito positivo no tratamento de problemas respiratórios, como a asma e a tosse convulsa.

Absorção de nutrientes

De novo, a piperina, promove melhora na biodisponibilidade de nutrientes como selênio, vitamina A, vitamina C e betacaroteno no nosso organismo. Em outras palavras, biodisponibilidade diz respeito à quantidade de determinado nutriente que nosso corpo consegue absorver. Também possui um composto que estimula o transporte de aminoácidos no revestimento do intestino, inibindo enzimas que trabalham na metabolização de substâncias nutritivas.

Apetite

A pimenta-do-reino pode ser excelente aliada do emagrecimento, mas também funciona como estimuladora de apetite. Esse benefício não contempla quem está acima do peso, mas sim quem está abaixo, para que consigam comer mais.

Artrite

Ainda por conta de suas propriedades anti-inflamatórias e também por conta das propriedades antiartríticas, consegue auxiliar no tratamento de artrite. Alguns estudos já indicam que ela age na diminuição da percepção de dores e sintomas dessa doença.

Reforçamos que a pimenta-do-reino nunca deve ser usada como medicamento. Ela possui propriedades que auxiliam no tratamento de várias doenças, mas não dispensam consultas com profissionais e nem tratamentos feitos com medicamentos convencionais.



Conheça nossos Cursos Online da Área Plantas Medicinais:

Produção e Processamento de Pimenta-do-reino
Plantas Medicinais e Aromáticas – Colheita e Beneficiamento
Cultivo e Uso de Plantas Condimentares

Fonte: Mundo Boa Forma – mundoboaforma.com.br
por Renato Rodrigues

Sugestão de Curso

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você