Manhã, tarde ou noite? Qual o melhor período para treinar?

Cada período tem seus prós e contras, cabe a cada um avaliar qual considera melhor

Pessoas correndo durante pôr do sol

Dentre as várias vantagens de manter uma rotina de treinos e exercícios físicos, está a melhora na qualidade de vida. Ainda, a caminhada e a corrida ajudam no fortalecimento de ossos, pois facilitam a absorção de cálcio, deixando-os mais resistentes. Outro benefício importante está relacionado ao afastamento da depressão e prevenção de doenças como o Alzheimer.

João Carlos Bouzas Marins, professor do Curso Online Saúde em Movimento – Caminhada Orientada, da Universidade Online de Viçosa, relata que “quando uma pessoa pratica um exercício físico, o corpo libera uma maior quantidade de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento; ademais, ao caminhar em média 10km por semana, cai pela metade o risco de ter uma diminuição do volume cerebral, sendo decisivo na prevenção de doenças cerebrais.”.

Então, depois de entender a importância e o benefício de atividades físicas, chegamos à pergunta: Qual o melhor período para treinar? Devo ir pela manhã, à tarde ou à noite? Calma, pois todos os períodos têm seus prós e contras:


Manhã


Prós

Contras

- Treinar pela manhã acelera o organismo, consequentemente a disposição diária é maior.

- A temperatura ambiente está amena e é mais agradável.

- Corpo e mente estão mais relaxados para praticar atividades.

- O corpo ainda não está hidratado e nutrido o suficiente.

- Caso a noite de sono não tenha sido boa, o treino não pode exigir muito esforço.

 

DICAS: Depois das 10h, o sol já está forte, portanto deve-se evitar treinar após esse horário
            Pelo fato de o corpo ainda estar frio, aqueça bastante
            Coma alimentos mais fáceis de serem digeridos e nunca pratique exercícios em jejum

 


Tarde


Prós

Contras

- Por a temperatura do corpo estar mais alta, os músculos rendem mais.

- Em geral, atividades vespertinas tiram a sonolência após o almoço.

- Elimina tensões da manhã.

- Quem treina ao final da tarde tem mais força para realizar os exercícios.

- Temperaturas mais altas e sol mais forte.

- Baixa umidade do ar.

- Ruas mais movimentadas.

- Treinos à tarde podem causar congestão se realizados logo após o almoço.

 

DICAS: Use e abuse do protetor solar, preferindo treinar em locais arborizados e com sombra.
            Procure um lugar mais vazio para treinar com mais tranquilidade.
            Alimente-se bem e opte por iniciar seus exercícios pelo menos uma hora após a refeição.

 


Noite


Prós

Contras

- Temperatura mais amena e agradável.

- A corrida pode oferecer uma boa noite de sono.

- Diminuição da ansiedade em terminar os treinos.

- Canalização do estresse sofrido durante o dia.

- Baixa iluminação.

- Ar com maior quantidade de gás carbônico.

- O rendimento pode ser menor devido ao desgaste do dia-a-dia.

- Para quem sofre de insônia, o sono pode ser agitado pela liberação de endorfina ao praticar exercícios.

DICAS: Esse é o melhor período para quem não consegue acordar cedo.
            É recomendado praticar exercícios três horas antes de ir para a cama, para não atrapalhar o sono.
            Dê preferência a lugares iluminados, pois a falta de luz pode ser perigosa.

 

E aí, já decidiu qual período quer treinar? 

 

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Fonte: Globo Esporte – globoesporte.globo.com/eu-atleta/

 

por Renato Rodrigues

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