Dicas de segurança alimentar para bares e restaurantes

É fundamental garantir a segurança do alimento que chega ao seu cliente

Restaurante

Para quem lida com alimentos para atender diretamente aos consumidores, é imprescindível garantir para que esses alimentos não estejam contaminados, não possam fazer mal e que cheguem aos clientes com qualidade e higiene. Um descuido, por mínimo que seja, pode causar intoxicações ou até mesmo levar a pessoa a óbito.

Para evitar que esses problemas aconteçam, é preciso tomar alguns cuidados e prestar atenção em vários detalhes, que podem ser decisivos para garantir a higiene dos alimentos produzidos ou manipulados em seu estabelecimento.


Cuide da temperatura


A temperatura é um ponto crucial para determinar que os alimentos estão livres de contaminação. Os que são preparados acima de 60°C ou abaixo de 5°C são menos suscetíveis à proliferação de bactérias. Uma dica é fixar ao lado dos freezers uma planilha para controlar a temperatura dos alimentos que entram e saem dele.


Cuide da separação


Alimentos crus e cozidos não podem ser misturados, pois o alimento cru pode transferir bactérias para o alimento já cozido. Ainda, a separação deve ser feita por tipos de alimentos, como peixes, doces e carnes.


Cuide das roupas dos funcionários


Antes, os funcionários que vão manipular alimentos precisam saber o que estão fazendo. Ao contratar funcionários capacitado, é importante orientar quanto às vestimentas que deverão ou não ser usadas por eles: acessórios como brincos e anéis devem ser evitados, toucas para o cabelo são essenciais, a maquiagem e perfumes ou produtos com cheiro forte estão vetados.


Cuide da higiene


A higiene tanto pessoal quanto dos alimentos é muito importante. Lavar bem as mãos, manter a cozinha limpa e higienizar os alimentos antes de qualquer procedimento ajudam na manutenção sanitária do local e na garantia da segurança do alimento. Ainda, é válido manter um trabalho em grupo com seus funcionários para que tudo funcione bem e a higiene seja garantida em todos os estágios de preparação do alimento que sai da sua cozinha até a hora de servi-lo.



Conheça nossos Cursos Online da Área Segurança Alimentar:

Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos
Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes
Segurança Alimentar em Supermercados



Fonte: eComanda – ecomanda.com.br



por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você