Ande de bicicleta, prática saudável e ecologicamente correta!

Bem-estar, manutenção da saúde e preservação do meio ambiente são fatores que têm feito com que os brasileiros, cada vez mais, adotem as bicicletas como meio de transporte, lazer e trabalho

Ande de bicicleta, prática saudável e ecologicamente correta!   Artigos Cursos UOV

 

Trânsito caótico; alto preço do combustível; preservação do meio ambiente, por meio da diminuição de gases poluentes; e, principalmente, a busca do bem-estar e manutenção da saúde são os principais fatores que têm feito com que os brasileiros, cada vez mais, adotem as bicicletas como meio de transporte, lazer e também trabalho, aumentando o número de ciclistas em todo o Brasil.

As ideias que ajudam a preservar o meio ambiente e também a manutenção da boa saúde do ser humano não param de surgir. Nos Estados Unidos, para se ter ideia, os moradores de Minneapolis, cidade considerada a 50º mais ecológica do mundo, estão unindo o útil ao agradável: verduras orgânicas, produzidas sem agrotóxicos, são entregues em casa, de bicicleta. É comida sustentável com um método de entrega também sustentável.

. E como eles conseguem realizar as entregas? Isso é simples:


As viagens feitas a duas rodas, por ciclistas cadastrados em uma empresa local, chegam a até 27 km de distância, e são tão eficientes quanto o percurso feito de carro. Isso porque as bicicletas não ficam presas no trânsito e, em alguns casos, conseguem chegar mais rápido ao destino.

. Mas a incrível atitude não para por aí; ainda tem mais:


Além da entrega de hortaliças orgânicas, que emite zero carbono, os ciclistas também coletam os resíduos produzidos nas casas, para usá-los como adubos nas fazendas produtoras dos vegetais.

. O que mais dá para ser feito sobre duas rodas?


Outro exemplo a ser seguido vem da cidade de Saint Paul, no mesmo Estado, Minnesota. Envolvida nesse clima de preservação do meio ambiente e manutenção da boa saúde do organismo, lançou uma meta para 2020: tornar-se uma cidade sem resíduos. Assim, a coleta de lixo, atualmente, é feita utilizando bicicletas, evitando, consequentemente, a poluição da atmosfera. O material coletado é transformado em fertilizante e usado em lavouras.

. O que faz da ideia bicicleta x saúde ser tão genial?


Simples: o lixo produzido nas cidades é um dos grandes problemas a serem resolvidos pelos administradores públicos, tanto no aspecto de educação do gerador do resíduo, quanto na implantação de um sistema eficiente de coleta, transporte e tratamento final. Um cidadão desse estado norte-americano produz, em média, 6 quilos de resíduos por semana. Itens como restos de comida, cartelas de ovos, guardanapos e toalhas de papel compõem 25% do lixo. Esses, agora, são transformados em adubo orgânico.

Ao usarmos a bicicleta fazer fazer a coleta do lixo orgânico, por exemplo, com o exercício físico ganha a saúde do ciclista, ganha o ar atmosférico, já que a bicicleta não emite gases poluentes, ganha o agricultor com o insumo recolhido para ser usado em sua horta, ganha a entidade pública (menos gastos municipais) enfim, ganha a sociedade como um todo.

Parecem atitudes de pequeno alcance, porém os benefícios serão atingidos em um período de tempo mais longo. Esses podem ser os primeiros passos para um bom gerenciamento de resíduos sólidos e de transportes. Todos os esforços para a preservação ambiental são sempre bem-vindos.

. Qual bicicleta usar?


As bicicletas de passeio ou urbanas são, provavelmente, as mais utilizadas no mundo. Elas são desenvolvidas para serem utilizadas nas cidades, em ciclovias, parques ou nas ruas. De forma geral, possuem muitos acessórios, como para-lamas, bagageiro dianteiro ou traseiro, luzes de segurança, ou mesmo faróis. Bicicletas dessa categoria são conhecidas por serem confortáveis, com selins grandes e macios.

. Basta, então, adquirir uma bicicleta e pronto? É só isso?


Não, claro que não. É importante que a bicicleta passe por constante avaliação e manutenção, a fim de não colocar em risco a saúde do ciclista e, tão pouco, colocar a perder todo o seu trabalho. Além disso, antes de se aventurar nessa ideia é desejável que qualquer pessoa procure por orientação médica ou acompanhamento de um profissional da área.

Quer saber um pouco mais sobre a manutenção de bicicletas? Dê play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos Online da UOV.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você