Com o passar dos anos, os idosos podem desenvolver algumas doenças ou problemas que limitem sua coordenação, pensamento e locomoção. Nesse momento, passa a ser fundamental a presença de um cuidador, para garantir que esses familiares com idade avançada possam viver com tranquilidade.
O professor do Curso Online UOV Capacitação de Cuidador de Idosos, Renan Sallazar, explica quem com o crescimento da expectativa de vida, cada vez mais a população idosa aumenta no país, sendo essa uma tendência mundial e uma realidade nos países mais desenvolvidos. Com isso, a necessidade de um cuidador para acompanhar esses idosos se torna, também, crescente.
Por que procurar um cuidador de idosos?
Mais além da necessidade de tomar remédios na hora certa, tomar banho, repousar e comer, entre outros cuidados básicos, o idoso também precisa de atenção em vários aspectos, que vão muito além dos físicos.
Antes de contratar um, porém, não se deve agir por impulso. O profissional deve ser capacitado, pois uma pessoa idosa precisa de cuidados e técnicas específicas que somente um profissional será capaz de compreender. Ainda, a atitude de recrutar um dos empregados domésticos para a função pode ser uma escolha errada, pois faltará a ele uma capacitação.
4 atitudes são fundamentais para quem quer ser um cuidador de idosos:
- Empatia e respeito
Para isso, é preciso se colocar no lugar do outro e compreender as limitações que a idade proporciona ao idoso. Além de entender isso, também é necessário pensar sobre o que pode ser feito para estimular a autonomia do idoso.
- Capacidade de identificar sinais e sintomas
Como dito acima, o cuidador não pode ser uma pessoa despreparada. Ele deve estar atento para alterações fisiológicas que a idade promove, bem como causas, sintomas e tratamento, para, dessa forma, alertar a família e levar o idoso a um profissional de saúde o quanto antes, servindo, ainda, para garantir que as recomendações médicas sejam seguidas.
- Estimular as relações
Em qualquer fase da vida é preciso interagir com outras pessoas. Com a idade avançada, não poderia ser diferente. O cuidador precisa estimular as relações do idoso com seus familiares, bem como valorizar a convivência com outras pessoas, como grupos de idosos, grupos de igrejas, entre outros.
- Estimular o protagonismo
Quando se depara com alguma limitação, logo o idoso pode perder a sua vivacidade, conquistada ao longo dos anos de sua vida. Por isso, o cuidador deve estimular para que o idoso não se sinta apenas um coadjuvante, aprendendo a lidar com suas limitações e recuperando o seu protagonismo, sendo capaz de realizar atividades diárias.
Como conseguir a capacitação?
Há no mercado alguns cursos de Capacitação de Criador de Idosos, como o Curso Online UOV Capacitação de Cuidador de Idosos e o Curso Profissionalizante Online UOV de Cuidador de Idosos, que dispõem de todas as informações e técnicas necessárias para que o aluno se torne um cuidador de idosos com toda as informações necessárias.
Conheça nossos Cursos Online da Área Treinamento Profissional:
Curso Online UOV Capacitação de Cuidador de Idosos
Curso Profissionalizante Online UOV de Cuidador de Idosos
Curso Online Primeiros Socorros – nas Escolas, nas Empresas e em Residências
Fonte: Blog SENAC São Paulo – blogsenacsp.com.br
por Renato Rodrigues
Qual curso você sugere que a UOV desenvolva? Participe, a sua opinião é muito importante.
Receba gratuitamente a Revista contendo artigos, promoções, catálogo de cursos, livros e softwares.
Confirme se o certificado que você possui em mãos é original e realmente pertence a um aluno da UOV
Possui alguma dúvida a respeito do Curso UOV? Tire todas as suas dúvidas com nossas perguntas e respostas.
Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2023. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77