Cervejeiro profissional? Veja o que você precisa para se tornar um

O emprego dos seus sonhos é o de mestre cervejeiro? Então não perca essas dicas

Mestre cervejeiro

Cervejas artesanais têm ganhado destaque no mercado nos últimos anos, seja pela diversidade dos aromas, cores e sabores, seja pelo cuidado exigido no processo de produção que agrega muito mais qualidade à bebida. Porém, fabricar cerveja artesanal vai muito além de combinar malte, água, lúpulo e fermento. É preciso ter o dom e entender as técnicas para se tornar um mestre cervejeiro e criar a sua própria cerveja artesanal.

Adonay Anthony, professor do Curso a Distância e Online CPT Como Montar uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal, explica que a cerveja artesanal é um produto sofisticado e que pede bastante cuidado no seu processo de fabricação.

O mercado está atrás de qual tipo de cervejeiro?

Obviamente, dos que estejam capacitados para tal e que entendam bem do assunto. Por ser um mercado competitivo, onde só os “fortes” sobrevivem, é preciso entender bem todas as técnicas e processos para não ficar atrás. Também é válido ser conhecedor dos sabores e aromas e ter disponibilidade financeira, haja vista que o investimento para entrar nesse ramo é alto.

Como produzir minha própria cerveja artesanal?

Em primeiro lugar, para se tornar um profissional, é preciso que você esteja capacitado. Depois, é preciso comprar as máquinas e procurar um bom fornecedor, optando por matérias-primas que confiram qualidade à cerveja produzida. O fornecedor, inclusive, é peça-chave para o produtor de cerveja artesanal.

E como gerenciar o meu negócio?

Além de todo o processo e teoria sobre a cerveja, é preciso ter noções de administração. Atenção aos clientes, movimentação financeira, gestão de pessoas, relatórios, entre outros, também são importantes para fazer o negócio “funcionar”, por isso é preciso estar atento a todos esses passos.

Quero ser um consultor ou sommelier. E agora?

Em qualquer um desses casos, é preciso estudar (e muito!). A área de atuação é grande, mas somente profissionais bem estudados conseguem obter destaque. Esse profissional atua desde os tipos de copos até a harmonização com pratos, podendo trabalhar também como consultor do varejo ou organizador de eventos relacionados ao tema.

Posso fazer um curso?

A resposta é: deve!

Existem vários Cursos disponíveis, que demonstram a prática e apresentam a teoria. O Curso a Distância e Online CPT Como Montar uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal apresenta os principais tipos e estilos de cerveja, instalações e equipamentos necessários a uma cervejaria, matéria-prima, as fases de produção, envasamento, limpeza e sanitização, estratégias de comercialização e marketing e muito mais, sendo uma importante ferramenta para quem deseja entrar no ramo totalmente capacitado.

 


Conheça os Cursos a Distância e Online CPT da Área Treinamento Profissional:

Homebrew – A Arte de Fazer Cerveja em Casa
Como Montar uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal
Capacitação de Maître

Fonte: Instituto da Cerveja Brasil – institutodacerveja.com.br/blog/
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você