Churrasco bem temperado? Tudo de bom!

Assar uma carne é muito mais do que um convite para festejar. Então, aprenda a temperar as carnes com maestria. Seus convidados vão adorar!

Churrasco bem temperado? Tudo de bom!   Artigos Cursos UOV

 

Muito mais do que uma refeição, o churrasco celebra as boas relações entre parentes e amigos, é um evento social e até um estilo de vida. É realmente uma unanimidade nacional. “Assar uma carne” é muito mais do que um convite para festejar.

Na maioria das vezes, o sal é o único tempero necessário para se obter um ótimo churrasco. É importante deixar claro que carnes para churrasco não precisam ser temperadas, usa-se apenas o sal para acentuar o paladar, o sabor dessas carnes. E a quantidade a ser colocada deverá ser determinada com bastante cuidado. A recomendação é usar uma quantidade de sal equivalente a 2% do peso da peça de carne que será utilizada.

Algumas entradas, no entanto, precisam ser temperadas em uma marinada. Isso deve ser feito porque essas carnes serão assadas uma única vez e por isso o tempero precisa entrar ou entranhar nas carnes. Já alguns cortes de carnes bovinas, por exemplo, vão à churrasqueira mais de uma vez e por isso o tempero poderá ser feito apenas com finas camadas de sal grosso colocado sobre as carnes. Nestes casos, não há necessidade de o sal penetrar tanto nas carnes; basta temperar apenas a camada que será fatiada antes de o espeto voltar para a churrasqueira.

Sal grosso ou tempero: qual usar em carnes para churrasco?


Arildo Flores, comerciante e churrasqueiro por excelência, diz o seguinte: “O sal, depois de colocado na carne, não terá como retirá-lo. Então é melhor colocar sal a menos e depois, quem quiser, quem gostar da carne com um pouquinho a mais de sal, que acerte o tempero ao seu gosto”. É isso mesmo, evite colocar muito sal, porque assim você não correrá o risco de estragar a carne. "Em geral, o sal grosso é o mais indicado para temperar carnes bovinas e o refinado para carnes mais delicadas como carnes suínas e de aves".

É muito importante, em se tratando de carnes bovinas, que você coloque o sal no momento de levá-la para a churrasqueira. Se você colocar o sal antes ele irá desidratar a carne, ou seja, irá absorver o seu suco e ela certamente ficará mais dura.


Quer saber mais sobre o assunto? Dê Play no vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos Online UOV, da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você