Como driblar o medo de falar em público?

O medo de falar em público causa um desconforto em muitas pessoas, mas com algumas dicas é possível driblá-lo e ter uma ótima apresentação

Apresentação em Público

Depois do medo da morte, o outro maior medo do ser humano é o de falar em público, de acordo com algumas pesquisas. Esse medo é devido à preocupação que temos de não sermos aceitos pelos ouvintes, ao receio de falhar e, consequentemente, sofrer hostilidades e ao fato de sermos expostos ao ridículo. Os mais tímidos não suportam ser o centro das atenções e muitos se consideram inferiores aos ouvintes.

Rodrigo Moreira, professor do Curso Online UOV Como Falar em Público, ressalta que as pessoas que se comunicam bem têm mais visibilidade e credibilidade, alcançando êxitos na hora de fechar acordos com fornecedores, convencer clientes em uma venda, defender o ponto de vista pessoal ou da empresa em que trabalha em reuniões e eventos ou até mesmo nos momentos informais.

Por conta do medo, o nosso corpo acaba liberando uma grande quantidade de adrenalina, o que nos faz sentir a boca seca, o coração bater acelerado, tremores, “um branco”, ideias desaparecendo, um vazio no estômago, suor frio ou exagerado, sensação de que o chão está afundando, entre outras reações.

Apresentamos aqui algumas dicas que te ajudarão a melhorar seu marketing pessoal nas falas em público, comunicação e oratória:


- Treine

Uma das formas de aprender a realizar qualquer tarefa ou aperfeiçoá-la é com o treino. Para falar em público, isso não poderia ser diferente. Você pode treinar sozinho, em frente ao espelho. Uma outra dica é chamar os amigos mais próximos e treinar na frente deles. Gravar a sua fala para identificar erros e tentar corrigi-los também é uma boa estratégia.

- Tenha postura

Uma das formas de estar bem apresentado frente a um público é por meio da postura que se adota. Gestos, expressões e alguns movimentos falam pela gente em alguns momentos e podem ser essenciais no êxito em falar em público, pois, postura também é comunicação. Tente relaxar o corpo e aliviar a tensão, mas mantendo a postura.

- Seja natural

Nada de tentar alterar a voz para parecer mais firme ou mudar a expressão para parecer mais sério. O tom da voz é importante e pode ser que em algumas ocasiões você precise falar mais alto, mas isso não significa que você deve mudá-la para que todos te observem.

- Se aproxime do público

É imprescindível compreender que plateia está te escutando. Você deverá simplificar e adequar o seu discurso a fim de que todo mundo te escute e compreenda perfeitamente. Termos técnicos, por exemplo, devem ser esmiuçados para uma plateia que seja leiga no assunto.

- Seja bem-humorado

Em qualquer situação pública, é preciso saber controlar as emoções. Um bom humor já aumenta as chances de sucesso com o público. Se você está falando com alegria e boa vontade, a sua plateia percebe e se contagia com o que você diz.

- Tenha seriedade

Não, não estamos sendo contraditórios! Como dito no tópico anterior, é preciso dosar as emoções. Ser bem humorado não elimina a necessidade de ser sério. Pensando em grandes comunicadores, podemos facilmente perceber que ora estão felizes, animados ao dar uma notícia boa e ora, sérios ao dar uma notícia ruim. Combinar todos os tipos de emoção, de acordo com o que o seu discurso te exige, é fundamental para chamar a atenção dos seus ouvintes.

- Use recursos a seu favor

Palestras e exposições mais ilustradas surtem mais efeito do que uma palestra totalmente teórica. Os recursos multimídia disponíveis, como microfone, slides, folhetos com conteúdos importantes e até mesmo o espaço físico devem ser explorados, também, como forma de atrair a atenção de quem escuta.

- Peça feedbacks

É importante pedir, ao público e a todos os que te escutam, um feedback sobre sua apresentação, que nada mais é que uma opinião sobre a forma como você está se apresentando. Críticas são sempre construtivas e, assim como os elogios te dão a certeza, as críticas devem promover uma forma de crescimento e te ajudar a melhorar cada vez mais em suas apresentações.


Conheça nossos Cursos Online da Área Treinamento Profissional:


Como Falar Em Público
Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz
Conquiste o Seu Emprego

Fonte: Palestrante – serpalestrante.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2018. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você