Dicas importantes na busca por um novo emprego

Com a crescente dificuldade em arrumar emprego, organizar-se na hora de buscá-lo é crucial

Corrida em direção ao emprego

Em tempos de crise, conseguir qualquer emprego tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil. Imagine, então, conseguir o emprego que você tanto quer? Na busca por um novo trabalho, ter um bom currículo não é o suficiente. É preciso, também, coragem e perseverança.

“O mais importante é não se deixar abater pelas dificuldades que possa encontrar neste percurso ou desanimar durante o período em que está  desempregado. A média de tempo para se encontrar uma (re)colocação no mercado é de oito meses a um ano.”, garante a psicóloga especializada na área de Recursos Humanos e em seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoas, Marli Moreira Viegas, professora do Curso Online Conquiste Seu Emprego, da Universidade Online de Viçosa.

Relacionamos aqui algumas dicas com aquele incentivo extra, que serão úteis ao dar a largada na sua corrida em direção ao emprego.

- Crie uma rotina
Faça do ato de procurar trabalho, um trabalho. Planejar sua rotina e organizar as atividades que você terá que realizar, é importante. Reserve um tempo para preparar seu currículo. Depois, distribua ou envie por e-mail. Reserve, também, tempo para entrevistas, preparação de projetos solicitados pelas empresas no processo de seleção e para responder e-mails.

-Organize suas despesas
Procurar emprego demanda despesas. É imprescindível projetar os recursos que você possui, haja vista que, por consequência de estar desempregado, você não dispõe de um salário mensal. Caso os gastos previstos sejam superiores aos recursos que você tem, ajuste-os.

- Cuide da sua saúde
Evite o estresse. No processo de seleção da maioria das empresas, a condição física e psicológica também são observadas na hora da contratação. Portanto, é pertinente estar com a cabeça e o corpo “no lugar”. Pratique exercícios físicos. Eles te ajudarão a manter a sua saúde corporal e a aliviar as tensões causadas pela agitação do dia a dia de quem procura emprego.

- Prepare um bom currículo
Ainda que um bom currículo por si só não garanta uma contratação, ele continua sendo a ferramenta  principal que te levará a ela. Arquitete e organize as informações sobre toda a sua vida laboral de forma clara e objetiva, ressaltando os feitos ou empregos que você considere que sejam o diferencial exigido pela vaga que você almeja. E, atenção! NUNCA minta em seu currículo. A mentira pode levar à sua ruína no mercado de trabalho.

- Desfrute da internet
Cada vez mais a internet tem se tornado um instrumento fundamental na vida da sociedade. Ela possui, por exemplo, sites de emprego nos quais você pode divulgar o seu currículo de forma a facilitar a sua vida. Há lugares “tradicionais” onde ainda se admita o recebimento de currículos impressos. Porém, a maioria das empresas optaram por recebê-los online, por e-mail ou pelo próprio site, na seção “Trabalhe Conosco”.

- Prepare-se para as entrevistas
Além de responder às perguntas sobre os seus serviços anteriores ou sobre assuntos relacionados à área que está contratando, também é válido estar atento às perguntas pessoais, tais como “Quais são suas qualidades?” ou “Por que devo te contratar?”. Experimente também estudar sobre a empresa. Todavia, numa entrevista, não é só a conversa que determinará ou não a sua contratação. Pontualidade, aparência, foco, disposição e energia, por exemplo, também serão pontos avaliados. Cuide da sua aparência, vista roupas mais formais, evitando decotes ou roupas muito justas, camisetas e bermudas. Esteja atento ao que o entrevistador pergunta e demonstre seu interesse em somar junto à empresa. Cabe também ser autoconfiante, exaltando seus pontos positivos de forma otimista e sempre com um sorriso no rosto.

Conheça nossos Cursos Online na Área de Treinamento Profissional:
Conquiste seu Emprego
Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz
Como falar em Público

Fonte: Marcelo Albrileri- www.minhavida.com.br


por Renato Rodrigues.

Receba Mais Informações

A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2017. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-000
CNPJ: 21.183.196/0001-77 Inscrição Estadual: 002455277.00-20
(31) 3899-7000 / adm@uov.com.br

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você