Faz cerveja em casa? Então você é um Homebrew!

Faz cerveja em casa? Então você é um Homebrew. O termo vem do inglês “home” (casa) e “brewing” (fabricação de cerveja), portanto, a expressão significa “fabricar cerveja em casa”

Faz cerveja em casa? Então você é um Homebrew!   Artigos Cursos UOV

 

Faz cerveja em casa? Então você é um Homebrew. O termo vem do inglês “home” (casa) e “brewing” (fabricação de cerveja), portanto, a expressão significa “fabricar cerveja em casa”. Produzir cerveja é uma arte e o cervejeiro, por desenvolver sua cerveja exclusiva, é considerado um artista e todo artista, por sua vez, começa testando técnicas mais simples e consagradas, munidos de técnicas e conhecimentos necessários para realizar a produção, afirma Dr. Alexandre Fontes Pereira, Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos, com especialização em bebidas e com experiência de mais de 10 anos na produção de cerveja caseira.

Nos dias atuais, a clássica loira gelada ganhou vários tipos, sabores, aromas e colorações. Tem sustentado um crescimento que dobra a cada ano, e a expectativa do setor é que respondam por 2% do negócio de cerveja no país, em até uma década. Além de ser uma arte, cada vez mais os brasileiros adotam as cervejas artesanais e, embora esse mercado tenha começado a ser explorado somente agora, ele não para de crescer. Achou bom? Imagina, então, poder saborear sua produção ao som de uma boa música e um delicioso bate-papo com os amigos. Melhor ainda, não é mesmo?

A cerveja nada mais é que o produto da fermentação do açúcar de um cereal (como maltose, dextrose e outros) e é apreciada por gregos e troianos, de todos os sexos, raças, status sociais e consumida, principalmente no Brasil, de segunda a segunda, seja no frio do inverno ou no calor do verão. O que isto significa? Significa que a arte de produzir cerveja caseira, dos mais variados tipos e estilos, é um hobby fascinante e excelente fonte de renda.

Em todo o mundo, existem diversos estilos de cerveja, divididos em somente dois tipos: as ALE e as LAGER. O que as diferencia é o processo de fermentação e o tipo de levedura utilizado. A LAGER é o tipo de cerveja mais consumido no mundo e responsável por 99% das vendas da bebida no Brasil, onde também são conhecidas como Pilsens. As cervejas do tipo ALE são, em geral, cervejas mais encorpadas e vigorosas de sabor mais acentuado e de teor alcoólico, geralmente, mais baixo.

Hoje, no processo básico de produção de cerveja artesanal, são utilizados como ingredientes principais: água, malte, lúpulo e levedura cervejeira. Do momento em que o malte é moído (mosturação) ao momento em que a cerveja “descansa” para que mature (maturação), cada etapa do processo deve ser seguida com cautela e precisão, para que “nasça” uma cerveja com aroma e sabor bem característicos, que encantem olfato e paladar. Por isso, o mestre cervejeiro deve seguir todas as normas de higiene e qualidade nos parâmetros das mais famosas cervejarias do país.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Quero fazer cerveja em casa para vender. É possível?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos Online UOV, da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você