O vinho é uma bebida mundialmente apreciada. O aroma anuncia o sabor do vinho, que, quando em contato com as papilas gustativas, ativam nosso paladar e aguça-o. Item fundamental para qualquer restaurante, a carta que abrange todos os vinhos disponíveis deve ser muito bem pensada para satisfazer aos clientes.
Algumas pessoas se dirigem a um restaurante para jantar ou almoçar e poder apreciar um bom vinho. Portanto, na hora de elaborar a sua carta de vinhos, preste atenção nessas dicas:
Layout
O layout é a aparência da carta. Pensando no seu cliente, muitos podem não entender tudo sobre vinhos e precisam de ver na carta todas as informações claras e que o ajudem a selecionar o melhor vinho para ele. Por isso, pensar em uma carta completa e atrativa pode ser importante para o seu cliente. Na organização, várias podem ser as opções: o restaurante pode sugerir algumas combinações de pratos ou também separar os vinhos por tipo ou nacionalidade. Em sua carta também podem ser incluídos vinhos especiais para a sobremesa ou para a digestão.
Garçons
Mesmo com a carta de vinhos em mãos, muitos clientes gostam de escutar a sugestão do garçom. Para tal, é preciso treinar seus funcionários para que eles possam sugerir a melhor opção para seus clientes. Alternativamente, o estabelecimento pode contratar um sommelier, que é a pessoa responsável pelas bebidas e poderá dar as melhores indicações.
Informações
Depois de pensar no layout, de treinar seus garçons ou contratar um sommelier, algumas informações sobre o vinho precisam ser buscadas, como: o nome completo, a DOC, a safra, o nome da vinícola, a graduação alcoólica, a casta e o produtor. Para quem ama vinhos, essas informações podem ser um diferencial em seu restaurante. Não se esqueça de informar, também, o preço da garrafa e da taça, haja vista que algumas pessoas jantam ou almoçam sozinhas e, ás vezes, só querem tomar uma taça.
Cuidados
Sua carta de vinhos está pronta. Então, falta só atualizá-la periodicamente. A cada 6 meses, por exemplo, incluir alguma novidade ou até mesmo dar um “up” no layout pode fazer com que seu cliente veja o cuidado que você tem em oferecer a ele as melhores opções. Outro ponto fundamental é estar atento quanto à disponibilidade dos itens para não causar frustração durante o pedido.
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Fonte: eComanda – ecomanda.com.br/blog/
por Renato Rodrigues
Espero ter muita experiência sobre vinhos e sabores e origem"""
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