Normas de higiene são fundamentais aos manipuladores de medicamentos

O ponto de partida para fazer a manipulação correta de medicamentos, visando à obtenção de produtos de boa qualidade é a atenção com a higiene em geral

Normas de higiene são fundamentais aos manipuladores de medicamentos    Artigos Cursos UOV

 

O ponto de partida para fazer a manipulação correta de medicamentos, visando à obtenção de produtos de boa qualidade é a atenção com a higiene em geral. A responsabilidade pela garantia da manutenção das condições adequadas de manipulação é do farmacêutico.

“Mas é importante que os manipuladores também saibam quais são os cuidados que devem ser tomados no ambiente de manipulação e que sejam capazes de cuidar para manter o ambiente em condições ideais de higiene”, afirma Adriane Franco, Bioquímica e Farmacêutica. Possui grande experiência na área de manipulação de medicamentos. Professora na Univiçosa - MG.

A higiene pessoal, como o próprio nome diz, é aquela que deve ser praticada, visando manter o corpo sempre limpo. Os cuidados a serem tomados podem ser classificados como: cuidados com o corpo em geral e cuidados com o vestuário.

Os cuidados indispensáveis com o corpo, visando manter-se em boas condições de apresentação para o trabalho com manipulação de medicamentos, são os seguintes:


- Banho diário
- Boa saúde bucal
- Cabelos precisam ser presos com touca descartável.
- Sempre desfazer a barba e o bigode.
- Retirar anéis, alianças, pulseiras, brincos, piercings e relógio de pulso.
- Não fazer a manipulação de medicamentos se estiver gripado, resfriado ou apresentar sintomas de febre ou diarreia. Em caso de outras anormalidades, como problemas de pele, principalmente nas mãos, também evitar trabalhar e procurar um médico. Fazer o tratamento necessário até restabelecer as condições ideais de saúde.
- Realizar a higienização das mãos e antebraços e as unhas bem aparadas.

O ambiente de um laboratório de manipulação de medicamentos é considerado um ambiente asséptico, devendo estar sempre limpo e livre de contaminantes. Esses contaminantes podem estar presentes nas roupas dos funcionários e até mesmo da própria pele, de onde, normalmente, desprendem-se células mortas. Portanto, é muito importante ter a consciência de usar roupas adequadas e equipamentos obrigatórios para minimizar esses inconvenientes.

Como explicamos anteriormente, os funcionários que trabalham em um estabelecimento de saúde devem ser orientados com relação à prática de higiene pessoal. Não é exigência da legislação, mas é recomendável que o funcionário inicie os trabalhos de banho tomado, dentes escovados e roupas limpas.

As roupas utilizadas no interior dos laboratórios de manipulação devem ser distintas das roupas utilizadas do lado externo. Portanto, antes de iniciar o trabalho, o manipulador deve trocar de roupas no vestiário e, só depois, proceder à paramentação, ou seja, colocação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Tanto os procedimentos de higiene pessoal como da utilização de roupas protetoras devem ser exigidos para todas as pessoas de terão de entrar na área de manipulação, sejam elas funcionários, visitantes, administradores ou fiscais. Após a troca do uniforme e a paramentação adequada para o trabalho na área de manipulação, o funcionário, ou qualquer outra pessoa, não deverá sair do ambiente de manipulação com esse vestuário. Esse cuidado visa evitar a contaminação do vestuário com, por exemplo, poeira do ambiente externo, o que poderia contaminar a área de manipulação e, por consequência, as formulações.

O uso de uniformes e equipamentos de proteção individual é de extrema importância no ambiente de uma farmácia de manipulação, pois assegura a proteção do indivíduo e também do produto contra contaminação. Os uniformes devem ser trocados sempre que necessário, para garantir a higiene apropriada. No mínimo, recomenda-se uma troca por dia, ao final do expediente.

Quer saber mais sobre o assunto? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos Online UOV, da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2019. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você