PGRSS? O que é isso?

Todo farmacêutico é responsável por auxiliar na elaboração do PGRSS - Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde em todas as suas etapas até seu destino final

PGRSS? O que é isso?   Artigos Cursos UOV

 

Todo farmacêutico é o responsável por auxiliar na elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS), implantação, execução, treinamento e gerenciamento dos resíduos, da sua geração até a disposição final, atendendo a requisitos ambientais e de saúde coletiva. “É um documento único, elaborado para atender às necessidades da empresa a qual ele pertence, pois nasce da análise da situação existente naquele local”, afirma Adriane Franco, Bioquímica e Farmacêutica. Possui grande experiência na área de manipulação de medicamentos. Professora na Univiçosa – MG.

O PGRSS, por sua vez, deve ser elaborado considerando as características e riscos de cada resíduo, ações pertinentes de proteção à saúde e ao meio ambiente e os princípios da biossegurança, com o intuito de prevenir acidentes. Deve contemplar ações preventivas e corretivas a serem realizadas em caso de emergência e acidentes, ações de controle de pragas e controle químico. É o documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo de resíduos sólidos e é composto de várias etapas, conforme descrito a seguir:


- Segregação
A separação por categoria (segregação) se dá no local onde são gerados os resíduos, devendo ser acondicionados em recipientes próprios. O acondicionamento de resíduo deve ser feito em recipientes resistentes e impermeáveis, no momento e local de sua geração, na medida em que forem gerados, de acordo com a classificação e o estado físico do resíduo.

- Acondicionamento
Os sacos de acondicionamento devem ser de material resistente, para evitar a ruptura e também vazamentos, ser impermeável, respeitar os limites de peso de cada saco, sendo proibido o esvaziamento ou reaproveitamento. Os sacos plásticos devem estar contidos em recipiente de material lavável e resistente à ruptura e vazamento, deve permitir a abertura da tampa sem o contato manual, com cantos arredondados, e serem resistentes ao tombamento.

No caso dos resíduos líquidos, o material do recipiente de acondicionamento também deve ser resistente, de material rígido, com tampa rosqueada e vedante. E os resíduos perfurocortantes ou escarificantes (grupo E) devem ser acondicionados no local de sua geração e imediatamente após o uso, sendo imprescindível que o recipiente seja rígido, estanque, resistente à punctura, ruptura e vazamento, impermeável, com tampa e com simbologia apropriada segundo a ABNT.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Normas de higiene são fundamentais aos manipuladores de medicamentos

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos Online UOV, da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2024. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você