Qual a diferença entre nanocervejaria e microcervejaria?

Produzir cerveja está em alta no Brasil. Saiba diferenciar uma nanocervejaria de uma microcervejaria

Cervejaria

Com a popularização da cerveja e o interesse cada vez maior das pessoas pelas cervejas artesanais, o setor da cervejaria tem apresentado crescimento no Brasil e também tem impulsionado os pequenos produtores, que acabam transformando seu hobby em um negócio altamente lucrativo.

Alexandre Fontes, professor do Curso a Distância e Online CPT Homebrew – A Arte de Fazer Cerveja em Casa, explica a situação: a qualidade e a pureza das cervejas produzidas atualmente estão comprometidas, devido à intensa industrialização de sua produção, visando somente lucros. Nesse contexto, produzir a cerveja de maneira artesanal em casa surge como uma excelente alternativa para os apreciadores da bebida, de acordo com o seu próprio gosto, fazendo com que deixem também a sua assinatura.

O que é uma nanocervejaria?

Em uma explicação prática, é definida como nanocervejaria a cervejaria que produz até 100L/mês. A definição, por si só, é um pouco vaga e também precisaria ser complementada. Muitos produtores caseiros se enxergam como nanoprodutores pelo fato de vender cerveja sem estarem legalizados. Isso faz com que seja possível explicar, também, que uma nanocervejaria possui uma produção cadeira para pequena escala ou com equipamentos profissionais, que atua sem ter todas as licenças para atuar.

O que é uma microcervejaria?

Em contrapartida, as microcervejarias possuem uma definição clara. Para serem classificadas como microcervejarias, devem produzir até 200mil L/mês. Qualquer valor acima disso, a transforma em uma cervejaria. Também agrega ao conceito a legalidade, definindo microcervejaria como: empresa constituída e legalizada que produz até 200mil L/mês de cerveja.

O que é preciso para impulsionar a minha cervejaria?

Com esse mercado em alta, o número de interessados em investir é grande, mas é preciso estar atento a vários detalhes para ter sucesso com sua cervejaria, seja ela micro ou nano:

Localização

É possível vender a sua produção para o consumidor final, transformando sua cervejaria em um bar. Mas, é preciso estar atento à localização do seu empreendimento para não esbarrar em impedimentos legais, haja vista que, ainda que não produza resíduos, a produção de cerveja é considerada produção industrial e precisa obedecer a critérios municipais.

Fornecedores

O fornecedor é o grande trunfo de qualquer produção, haja vista que a qualidade do que é produzido depende da matéria-prima utilizada. Equipamentos e técnicas também contam muito, mas a matéria-prima de qualidade proporcionará um resultado especial para os seus consumidores.

Identidade

Com a grande variedade existente, é preciso deixar sua marca no mercado. Criar uma identidade visual atraente e coerente é também um dos pontos principais para quem deseja impulsionar sua cervejaria. Por isso, pense bem na sua marca e no rótulo.

 


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Fonte: Hominilúpulo – hominilupulo.com.br
por Renato Rodrigues

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