Vinhos jovens: conheça mais sobre

Vinhos jovens podem ser tão saborosos quanto os vinhos envelhecidos

Taças de vinho

De aroma inconfundível, o vinho é uma das bebidas mais consumidas no mundo e coleciona milhões de apaixonados em cada ponto do nosso planeta. Ao entrar em contato com nossas papilas gustativas, ativa e aguça nosso paladar. Podem ser harmonizados com vários pratos e receitas, o que o torna uma excelente opção para jantares românticos, com os amigos ou em família.

Os professores do Curso a Distância e Online CPT Segredos do Vinho – Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização, Etiene Carvalho e Marcos Rachelle, explicam que o vinho é fruto de um processo elaborado e minucioso, resultando em excelentes vinhos, mesmo que sejam jovens.

É muito comum ouvir que “quanto mais velho o vinho, melhor ele é”. Essa afirmação está correta em partes, mas vinhos jovens também podem ser de qualidade e proporcionar a quem os bebe uma experiência de degustação complexa e igualmente enriquecedora.

Qualidade

Quando armazenado, um vinho passa a ter pouco contato com o oxigênio, o que o transforma em uma bebida “viva”, pois as reações continuam acontecendo dentro da garrafa e tornando-o ainda mais rico em sabor. Porém, alguns desses vinhos passam a ser degradados com o passar do tempo, o que prejudica a sua qualidade.

Outros vinhos são melhores para serem consumidos jovens, não necessitando de muito tempo na garrafa ou armazenagem, dado que o seu processo de fabricação conseguiu fazer com que ele atingisse seu ponto “ótimo” de qualidade. Os rótulos especificam quando é melhor consumir cada um.

Saúde

De acordo com pesquisas, é possível afirmar que os vinhos mais jovens possuem mais antioxidantes que os vinhos envelhecidos, que apresentam diversos benefícios para a nossa saúde.

Diferenças

Vinhos brancos jovens, por exemplo, apresentam coloração amarela e boa acidez, enquanto seu envelhecimento proporciona um sabor mais equilibrado e coloração dourada. Tintos, por sua vez, apresentam reflexos de cor púrpura e taninos bem presentes, ao passo que quando envelhecem seu corpo se torna mais suave e sua coloração aproxima-se do rubi.

Como degustar

Para degustar, é preciso entender que vinhos jovens devem apresentar coloração e aspecto saudáveis, sem tons de cinza. Na boca, vinhos brancos serão mais ácidos e tintos mostrarão presença forte de taninos.

Caso a coloração não seja profunda, intensa, o vinho pode ser do tipo “produção em massa”. Ainda, reflexos azuis indicam que o vinho não está amadurecendo prematuramente e são desejáveis.

 


Conheça os Cursos a Distância e Online CPT da Área Treinamento Profissional:

Segredos do Vinho – Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização
Capacitação de Maître
Treinamento de Bartender – Barman / Barwoman

Fonte: Famiglia Valduga Co. – blog.famigliavalduga.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário!

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.
A UOV garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Fique por dentro das novidades! (Artigos, notícias, dicas, promoções e muito mais)

Universidade Online de Viçosa © 2006 - 2024. Todos os direitos reservados
Rua Dr. João Alfredo, 130 - Bairro Ramos, Viçosa - MG / CEP: 36570-254
CNPJ: 21.183.196/0001-77

Empresa Genuinamente Brasileira Empresa Genuinamente Brasileira
Atendimento Online
Ligamos para Você